Estudantes vencedores do concurso de vídeos Brinc@ar.com são premiados no Ciempi
Publicada em 11/12/2024 às 09:49Resgatar as brincadeiras infantis de diferentes épocas foi um dos objetivos da 3ª edição do concurso ‘Brinc@r.com’, promovido pela Unidade de Gestão de Educação (UGE) por meio do Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância Rubem Alves (CIEMPI). Com o tema ‘Brincar em Família’, a premiação reuniu alunos que conseguiram expressar, em vídeo, momentos em que o brincar faz parte do dia a dia.
Os estudantes foram premiados por categorias sendo os vencedores Alice Pistoni Godoi e Sophia Romancini Chalco, da Emeb Irmã Ursula Gherelo, na categoria 1; Sophia Santos, da Emeb Pedro de Oliveira, na categoria 2; e Gabriel Grahmann Silva, Emeb Prof. Anézio de Oliveira – Emeb dos Sonhos, na categoria 3.
Segundo a diretora do Departamento de Fomento à Leitura e Literatura e responsável pelo Ciempi, Cícera Aparecida Escoura Bueno, o concurso foi dividido em três categorias. Na 1ª Categoria (No meu tempo era assim), adultos apresentam para as crianças alguma brincadeira do passado. Na 2ª categoria (Novos tempos, novas brincadeiras) são as crianças que apresentam para adultos uma brincadeira moderna. E, por fim, na 3ª categoria (Com dengue não se brinca – Investigar, Conhecer e Combater o Aedes Aegypti), destinada aos repórteres mirins da rede municipal para alertar sobre a dengue.
“A brincadeira deve ser sempre prioridade na vida das crianças e, quando propomos o tema, queremos fortalecer o vínculo entre a criança e a família. Eles mesmo tiveram a ideia e fizeram a filmagens. Todos os trabalhos estavam incríveis.”
A estudante do 5º ano, Sophia Santos, de 11 anos, participa pela primeira vez do concurso e já foi a ganhadora. Propôs à mãe e à vizinha a brincadeira de ‘pular o elástico’ e conquistou a preferência dos jurados. “Eu tinha que gravar uma vídeo com uma brincadeira que elas não conheciam. E deu certo porque elas adoraram. Eu fiquei muito feliz quando soube que eu tinha ganhado”, diz.
A gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques, fala da importância de oferecer ações em que a criança utilize as tecnologias como ferramenta de aprendizagem. “Para abordarmos temas importantes neste concurso, utilizamos como ferramentas o tablet ou o celular para filmar, editar e organizar o enredo do filme. O Programa Escola Inovadora busca em seus eixos estruturantes: ambiência, formação dos educadores e qualidade de ensino prezam pelas vivências, experiências e investigações na vida de nossos meninos e meninas. Desta forma, o Brinc@r.com tornou-se uma estratégia importante conectando as crianças, a natureza e as tecnologias na perspectiva do Desemparedamento da Escola.”
Os vencedores ganharam tablets, kit de livros e kit de brinquedos. As unidades escolares dos respectivos premiados também foram contemplados com prêmios e kits. Esta edição contou com a parceria das empresas 2SB Serviços Virtuais Limitada, Ateliê Quero Quero, Diálogos Embalados LTDA, PNCA Indústria e Comércio de Equipamentos Robóticos e Eletrônicos LTDA, PiCode Comércio e Ensino de Robótica Ltda e Grupo Multi – Multilaser Industrial S/A.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
10/12/2024
Educadores de Jundiaí compartilham em livro experiências do desemparedamento
-
07/12/2024
Estratégias são reforçadas para enfrentamento da dengue
-
30/11/2024
Alunos da EMEB da Flórida Mestag, no Mato Dentro, mostram projetos inovadores em feira de ciências
-
30/11/2024
Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original