368 anos: HSV recebe certificações de Rede Integrada e Centro de Trauma
Publicada em 12/12/2024 às 17:49Nesta quinta-feira (12), o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) celebrou a conquista de duas certificações de grande relevância para a saúde: a Rede Integrada HSV–PMJ e o reconhecimento como Centro do Trauma. O evento foi realizado como parte da programação em comemoração ao aniversário de 368 anos da cidade e contou com a participação de colaboradores do Hospital e da Prefeitura de Jundiaí, bem como de autoridades e convidados.
Na área da saúde, o conceito de Rede Integrada refere-se a um sistema organizado de unidades e serviços que trabalham de forma coordenada e colaborativa para oferecer atendimento de qualidade e centrado no paciente. Nesta jornada, o processo envolveu o HSV – acompanhado de suas unidades de Pronto Atendimento, Ambulatórios e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – e seis equipamentos da Atenção Básica: Clínica da Família I Novo Horizonte, Clínica da Família II Novo Horizonte, Nova UBS Santa Gertrudes, Nova UBS Jardim do Lago, UBS Caxambu e UBS Esplanada. Ao final, a Rede Integrada HSV–PMJ foi certificada em níveis diferentes, sendo os Ambulatórios, PAs e UBSs Acreditados Nível 01 e o Hospital São Vicente e o SAMU Acreditados Nível 02.
“Saúde de qualidade e com serviço de excelência são as metas da gestão. Desde 2017, são planejados investimentos, com foco no Hospital São Vicente, referência em alta complexidade na Região, e também em Ambulatórios, Pronto Atendimentos e equipamentos da Atenção Básica. Hoje, o HSV recebe duas certificações que atestam a qualidade no atendimento prestado, incluindo a integração com os serviços de Saúde da Prefeitura de Jundiaí. São reconhecimentos de instituições nacionais de referência que colocam a cidade em destaque a partir do serviço público de um hospital centenário”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.
“A conquista dessas certificações é um marco histórico para o Hospital São Vicente de Paulo e para a saúde de Jundiaí. A Rede Integrada HSV–PMJ destaca-se por ser a primeira no Brasil a receber uma certificação que autoriza o controle estratégico entre todas as etapas do atendimento hospitalar. Essa conquista é um reconhecimento do esforço conjunto de toda a equipe e reflete nosso compromisso com a excelência. Com esse modelo, exercemos atuação de forma coordenada, promovendo uma colaboração interdisciplinar que eleva a qualidade e a eficiência no cuidado ao paciente. Isso reforça o papel do HSV como referência em saúde, sempre buscando inovação e melhoria contínua em benefício da nossa comunidade”, ressaltou o superintendente do HSV, Matheus Gomes.
“Nos unimos em prol do cidadão e isso fez toda a diferença na saúde pública de Jundiaí. As certificações que recebemos hoje são motivos de grande felicidade e orgulho. Agradeço a todos que fazem parte dessa rede, pela dedicação, e ao Matheus e ao Hospital, pela confiança e parceria junto à gestão municipal. Parabéns a todos e parabéns, Jundiaí”, afirmou a gestora-adjunta de Promoção da Saúde (UGPS), Drª Dayane Martins.
“É um prazer estar aqui para falar de algo inédito no sistema de saúde brasileiro: a integração de redes realizada em Jundiaí. Sempre me pergunto por que o sistema de saúde enfrenta tanta dificuldade com isso. Aqui, vocês mostraram que é possível e fizeram isso de maneira rápida e eficiente. O diferencial foi trabalhar na base e na estrutura: a gestão da qualidade. Vocês uniram Hospital, seis unidades básicas, quatro PAs e a Rede de Trauma, algo que, em 36 anos de SUS, não vimos em nenhuma outra parte do Brasil. Essa integração trouxe dois princípios fundamentais: a satisfação do usuário e a melhoria da saúde da população”, explicou Mara Machado, diretora executiva do Instituto Qualisa de Gestão (IQG). “O trabalho de vocês vai além de Jundiaí, pois demonstra para o SUS que essa integração não é só possível, mas realizável. Vocês mostraram que, com um time comprometido, é possível transformar a realidade do sistema de saúde. O IQG sente grande orgulho em participar disso, e espero contar o case de Jundiaí como exemplo de que é viável construir um SUS mais integrado”, concluiu Mara.
Além disso, o reconhecimento como Centro do Trauma reforça o compromisso do HSV com a excelência no atendimento a casos de urgência e emergência, consolidando o Hospital como referência em situações de alta complexidade. A Instituição conquistou o nível máximo de qualidade de excelência da Certificação da Rede de Gerenciamento de pacientes politraumatizados, conferida a partir de uma parceria do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT). A Acreditação segue o contínuo cuidado por meio da fase pré-hospitalar, Unidade de Emergência e intervenções cirúrgicas necessárias para controle de danos e o acompanhamento de reabilitação. Com o recebimento do selo Diamante, a Rede de Saúde Jundiaí é a primeira no Brasil a ser certificada, tendo o controle estratégico entre todas as etapas e podendo coordenar de forma sistemática e com colaboração interdisciplinar, os cuidados abrangentes a pacientes politraumatizados.
“Com pequenas, mas assertivas ações, estamos transformando a saúde pública de Jundiaí em um exemplo para o Brasil. Há um ano, conversávamos sobre como integrar nossa rede e promover a saúde de qualidade que acreditamos. Hoje, vemos esses ideais se concretizando. O HSV é um presente para a cidade. Ele não só é referência em saúde, mas também um símbolo do que o SUS pode e está fazendo no Brasil. Mostramos que, com planejamento, os recursos retornam ao cidadão de forma inteligente, com melhor atendimento, maior capacidade de oferta de serviços e avanços concretos, como os 48% de cobertura na Atenção Básica. Ainda há muito a ser feito, mas seguimos comprometidos com o que realmente importa: beneficiar o cidadão, aquele que paga impostos e confia no sistema. Parabéns a toda a equipe pelo trabalho e pelos resultados alcançados”, afirmou o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
“O Hospital São Vicente é incansável em sua busca contínua pela melhoria de processos que assegurem, acima de tudo, a segurança e o bem-estar do paciente. Estas duas conquistas são prova de nosso compromisso em alcançar resultados excepcionais, tanto no campo assistencial quanto no desempenho geral. Elas reforçam à comunidade que a qualidade dos cuidados oferecidos é administrada de maneira eficiente e focada em atender às necessidades únicas e especializadas de cada indivíduo. Tudo isso reflete o nosso propósito maior, expresso em nosso lema que é o paciente no centro de todo o cuidado”, concluiu o superintendente.
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