Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
Publicada em 16/12/2024 às 14:37
Jundiaí passa a contar, a partir desta segunda-feira (16), com a Casa Catavento, construída pela DAE para ser a sede da Rede Brasileira de Cidades das Crianças. A entrega fortalece a cidade como referência no Brasil e no mundo quando o assunto são as políticas públicas para a infância.
O local servirá de espaço para estudos e interlocução entre as cidades, para que a potência da infância seja respaldada em cada um dos municípios. “Aqui no Mundo das Crianças e também neste novo espaço estão alguns conceitos que acreditamos que devem ser preservados em uma sociedade para que tenhamos a redução da desigualdade social”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado, que compareceu ao lado dos gestores de Educação, Vasti Ferrari, e Cultura, Marcelo Peroni.
A entrega da sede da Rede Brasileira de Cidades das Crianças encerrou a semana de comemoração dos 368 anos da cidade, celebrados no último sábado (14).

Localizada entre o Mundo das Crianças e o Parque da Cidade, a Casa Catavento consolida o compromisso da cidade com políticas públicas voltadas para a infância. O prédio térreo de 400m² apresenta um design arquitetônico inovador, inspirado em um colorido catavento, espelhado nos recortes do seu telhado. O espaço conta com recepção, auditório, salas administrativas, banheiros e copa, proporcionando um ambiente funcional e acolhedor para as atividades.
O diretor presidente da DAE Jundiaí, Walter da Costa e Silva Filho, explicou que o design aplicado no projeto uniu forma e conceito, deixando o espaço com uma ambiência que integra natureza e infância. “Construímos a Casa Catavento com paredes de vidro para deixar à mostra a vista privilegiada do entorno: o Jardim da Mobilidade, a Casa da Árvore e o Foguete, todos símbolos do Mundo das Crianças”, destacou.

16 cidades
A construção do espaço teve início em junho deste ano, mas a Casa Catavento começou a ser concebida em março de 2023, durante o 1º Encontro Brasileiro de Cidade das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias. Na ocasião, estava presente o pedagogo italiano Francesco Tonucci, idealizador da Rede Mundial de Cidades das Crianças. Durante a cerimônia, Tonucci e Lorena Morachino, coordenadora das Redes internacionais de Cidades das Crianças, acompanharam o descerramento da placa de inauguração através de uma chamada de vídeo.
Atualmente, Jundiaí é a sede da Rede Brasileira Cidade das Crianças, composta por 16 municípios de seis diferentes estados. São eles: Benevides (Pará), Boa Vista (Roraima), Brasiléia (Acre), Fortaleza e Sobral (Ceará), as cidades gaúchas de Osório, Estância Velha e Pelotas (Rio Grande do Sul), além dos municípios paulistas Itu, Itupeva, Vinhedo, Jarinu, Louveira, Mococa e Mogi das Cruzes (São Paulo).
Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí
Fotos: PMJ

-
19/02/2025
Público tem só mais esta semana para prestigiar a temporada de espetáculos de férias no Centro das Artes
-
19/02/2025
Agenda cultural traz apresentações dos corpos artísticos, atrações para a criançada e blocos de rua de Carnaval
-
18/02/2025
Festa da Uva e Expo Vinhos bate recorde de visitantes e se consolida como ‘Paixão de Jundiaí’
-
17/02/2025
Biblioteca de Jundiaí recebe apresentações de projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo
Baixe as fotos desta notícia na resolução original