Prolongamento da Ozanan é a maior obra de mobilidade da história de Jundiaí

Publicada em 30/12/2024 às 08:00

Com investimento inicial de R$ 143 milhões, sendo R$100 milhões do Estado e R$43 milhões da Prefeitura, o prolongamento da avenida Antonio Frederico Ozanan marca a maior e mais completa obra de mobilidade da história de Jundiaí. Com 90% de conclusão, a previsão é que o complexo seja finalizado e entregue ainda no primeiro semestre de 2025.

A obra contempla o prolongamento da avenida em 2,5 km, com passeio, ciclovias e paisagismo, com plantio de mais de 1,1 mil árvores próprias para o ambiente urbano. Além disso, haverá quatro novas pontes, túnel e canalização de trecho do canal do rio Jundiaí, na região da Vila Hortolândia e da UNIP.

Ao todo, serão quatro pontes. O grande destaque é a ponte estaiada, primeira da região, que fará a ligação da Ozanan com a avenida Luiz Latorre, na altura da rua Dr. Benedito de Godoi Ferraz. Além dela, há o binário, próximo ao Córrego das Walquírias, que fará a ligação da Ozanan com a avenida Jacyro Martinasso, e a ponte próxima à UNIP, que ligará a Latorre com a Ozanan, na altura da universidade. O túnel da região será duplicado.

Intervenções acontecem também na região da UNIP

“Com as intervenções propostas, vamos garantir melhores condições aos motoristas, em uma região de grande fluxo de veículos, com rodovias, bairros, condomínios residenciais e instituições de ensino. Essa foi mais uma obra realizada em parceria com o Governo do Estado e essa boa relação foi fundamental para o desenvolvimento do município”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

O complexo viário irá melhorar a mobilidade e reduzir o tempo de viagem dos motoristas a partir de bairros como o Distrito Industrial, Vila Hortolândia e Jardim Shangai. A estimativa é que 40 mil veículos passam pela região diariamente.

Jundiaí contará com uma ponte estaiada, que segue com ritmo acelerado de obras

A criação de alternativas viárias vai melhorar significativamente a capacidade de absorção de tráfego de veículos, e também o sistema de transporte coletivo das linhas que atendem a diversos bairros dessa região, diminuindo o tempo de deslocamento. Com planejamento e gestão responsável de recursos, realizamos investimentos estruturantes, que melhoram a mobilidade no médio e longo prazo”, ressalta o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

A complementação da obra engloba, também, a requalificação viária no entorno das marginais da rodovia João Cereser, nos bairros do Engordadouro, Vila Hortolândia e Jardim Shangai. A obra compreende o recape e duplicação de trecho da avenida Olívio Roncoletta, além de implantação de ciclovia, e o prolongamento da avenida Paulo Benassi, por trás do ECAJ (Ceasa) – que ligará a marginal da rodovia João Cereser com a Frederico Ozanan – na região do bairro do Engordadouro, criando mais um acesso ao bairro. Para a requalificação foram investidos mais R$ 30,4 milhões, também em parceria com o Estado.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/12/30/prolongamento-da-ozanan-e-a-maior-obra-de-mobilidade-da-historia-de-jundiai/

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