Rota Afro resgata a memória da cultura afro-brasileira na 40ª Festa da Uva

Publicada em 15/01/2025 às 13:57

Com o objetivo de resgatar a memória da cultura afro-brasileira, considerada apagada pela colonização, a Rota Afro será uma das atrações na 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos. A iniciativa busca incentivar o público a conhecer a influência afro na história de Jundiaí, com a participação de 16 expositores autônomos de diversos segmentos, como arte, artesanato, tranças e alimentação. uma experiência inédita que visa incentivar a população a conhecer um pouco mais da influência afro na história da cidade.

Valéria de Paula Ignácio, Assistente do Departamento de Cultura, destaca que o evento tem como propósito mostrar a relevância dessa história. “Não podemos ficar apenas observando de longe. Precisamos incentivar a população a conhecer e participar da Rota Afro, um espaço criado para que o negro se reconheça como pessoa”, afirma.

Reunião realizada no Espaço Expressa

Em uma reunião realizada no Espaço Expressa, os detalhes da exposição foram definidos e os participantes orientados. Para Marcela Moro, Gestora da Unidade de Agronegócio Abastecimento e Turismo, essa interação é essencial. “Este evento oferece oportunidades para que empreendedores negros conquistem seu espaço e tenham seu trabalho reconhecido de forma autônoma. Além de desconstruir visões racistas e divulgar a cultura negra. Para o próximo ano, espero incluir um restaurante exclusivo da Rota Afro”, compartilhou Marcela.

Camilla Matos, expositora, ressaltou a importância de participar de eventos grandiosos como a Festa da Uva. ” É uma super oportunidade, especialmente porque aumenta consideravelmente nosso faturamento e estreita bastante nosso relacionamento com o publico”, destacou.

Alissa Galdino de Souza, miss Pérola Negra, enfatizou que eventos como esse são fundamentais para dar visibilidade à cultura negra. “Trazer visibilidade e contar a história da cultura negra é resgatar nossas origens, e construir novos caminhos e olhares para um povo que participou da formação de Jundiaí”, afirmou Alissa.

Alissa, miss Pérola Negra ao lado de Camilla Matos, expositora, acompanhada de sua mãe

A Rota Afro consiste em uma visita monitorada dividida em dois períodos. O primeiro inclui o Espaço Expressa, o Jardim Botânico e o Clube 28 de Setembro, onde os participantes aprendem sobre a importância da população negra na construção da ferrovia e na resistência cultural de Jundiaí.

Já no segundo período, a visita segue pela região Central, passando pelas praças Ruy Barbosa e Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), onde os visitantes tomam conhecimento da história da igreja Nossa Senhora do Rosário, além de sua demolição e transferência de seu acervo para a igreja na rua Petronilha Antunes.

A visita é concluída em frente ao Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, ponto em que os visitantes ouvem relatos das vivências de mulheres escravizadas e que viveram até o início do século 20.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/01/15/rota-afro-resgata-a-memoria-da-cultura-afro-brasileira-na-40a-festa-da-uva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original