Defesa Civil de Jundiaí interdita três casas no bairro Bela Vista após fortes chuvas

Publicada em 03/02/2025 às 17:05

As fortes chuvas do final de semana causaram danos estruturais em duas residências no bairro Bela Vista, levando à interdição total dos imóveis pela Defesa Civil. Uma terceira casa foi interditada parcialmente, por precaução. O chamado foi recebido no sábado (01), e desde então, a área vem sendo monitorada pelas equipes técnicas do município.

Defesa Civil de Jundiaí interdita 3 residências no bairro Bela Vista após as chuvas do final de semana

“Foi tudo muito rápido. As rachaduras já existiam, mas foram aumentando desde sábado, foi quando resolvemos acionar a Defesa Civil”, informou Eliana Selig, moradora de uma das casas interditadas.

Nesta segunda-feira (03), o prefeito Gustavo Martinelli esteve no local, acompanhado por engenheiros da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e pela Defesa Civil. Após avaliação, foi constatado que uma das casas terá que ser demolida.

“A casa que será demolida está abandonada e apresenta estrutura precária. O problema é que as residências são geminadas e há o risco de as demais cederem. Estamos prestando apoio aos moradores vizinhos e acionamos a Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) para analisar a possibilidade de concessão do auxílio-aluguel”, destacou o prefeito.

Prefeito Gustavo Martinelli e engenheiros da UGISP, FUMAS e Defesa Civil, durante vistoria no bairro Bela Vista

Além do auxílio-aluguel, a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) também foi acionada para avaliar a necessidade de outros benefícios sociais para as famílias afetadas. “Nosso objetivo é garantir suporte às famílias nesse momento difícil, oferecendo alternativas para que tenham um local seguro para morar”, afirmou o superintendente da FUMAS, Jeferson Coimbra.

De acordo com a Defesa Civil, nas últimas 12 horas foram registrados 78 milímetros de chuva. As infiltrações agravaram a situação estrutural de uma das residências, que sofreu um colapso parcial, além do rebaixamento no nível da calçada do imóvel.

“Orientamos os moradores a se deslocarem para casas de amigos ou parentes e notificamos o proprietário da residência comprometida para que realize a demolição necessária”, explicou o comandante da Defesa Civil, coronel Gimenez.

A Prefeitura de Jundiaí segue monitorando a região e reforça a importância de acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ao identificar sinais de risco, como rachaduras e deslizamentos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/02/03/defesa-civil-de-jundiai-interdita-tres-casas-no-bairro-bela-vista-apos-fortes-chuvas/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original