Saúde inicia ação em áreas rurais contra a Febre Amarela

Publicada em 07/02/2025 às 17:02

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) inicia, neste sábado (8), ação contra a Febre Amarela em bairros da região Norte. As equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Corrupira visitarão casas da área rural para verificação das carteiras de vacinação, aplicação do imunizante e orientações.

Desde o começo do ano, Jundiaí está reforçando as ações contra a doença devido ao aumento da transmissão no País. No Estado de São Paulo, até o momento, foram confirmados nove casos em humanos (um importado), além de cinco óbitos, sendo um deles registrado na cidade de Campinas.

As equipes da saúde percorrerão cinco bairros. População será orientada

“É fundamental que toda a população esteja imunizada para prevenirmos a doença. Reforçamos o chamado para que as pessoas que não receberam a vacina busquem os serviços de saúde. Além desse alerta, estaremos agindo em regiões mais afastadas para ampliar a cobertura vacinal e proteger nossos moradores antes que o vírus comece a circular em nosso Município”, informa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Carolina de Azevedo.

Os bairros visitados neste sábado serão: Fernandes, Corrupira, Jardim Celeste, São José da Pedra Santa e Parque Corrupira. A ação será das 8h às 16h. As equipes estão identificadas e com veículos oficiais.

Esquema vacinal
O esquema vacinal contra a Febre Amarela é de dose única da vacina para a população a partir de 5 anos. Para as crianças de 9 meses até 4 anos, desde 2020, o Ministério da Saúde recomenda duas doses: a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos.

No Município, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, no horário de funcionamento das salas de vacina.

Nos últimos dois anos – 2023 e 2024 —, Jundiaí não registrou casos. Nos anos de 2017 e 2018, a cidade enfrentou a circulação intensa do vírus de Febre Amarela Silvestre, com a ocorrência de intensa epizootia (morte de macacos) e registros de dois casos positivos da doença em humanos. A contenção foi possível a partir da vacinação, que ultrapassou a meta estabelecida, que é de 95% da população habilitada.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/02/07/__trashed-3__trashed/