DAE Jundiaí entrega Relatório de Qualidade da Água

Publicada em 11/02/2025 às 08:20

A DAE Jundiaí deu início, nesta segunda-feira (10), à distribuição do Relatório Anual de Qualidade da Água, referente ao ano de 2024. O documento será entregue, entre fevereiro e março, aos mais de 115 mil clientes da empresa juntamente com a conta de água. Além disso, o relatório está disponível no site da DAE (https://daejundiai.com.br/agua/qualidade-da-agua/) para consulta online.

O Relatório de Qualidade da Água apresenta informações detalhadas sobre os parâmetros que orientam o tratamento da água utilizada no abastecimento de Jundiaí. Entre os dados, destacam-se os resultados das análises realizadas ao longo de 2024, os mananciais, as etapas do processo de tratamento e distribuição, bem como detalhes sobre o tratamento de esgoto.

O documento será entregue, entre fevereiro e março, aos mais de 115 mil clientes da empresa juntamente com a conta de água.

“O Relatório de Qualidade da Água é fundamental para garantir a transparência das nossas ações e assegurar à população que a água fornecida atende aos mais rigorosos padrões de qualidade. É um compromisso da DAE com a saúde pública e o meio ambiente”, avalia o diretor de Mananciais da DAE, Martim Ribeiro.

A elaboração e distribuição do relatório atende ao Decreto Federal nº 5.440/05, que estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento público e institui mecanismos para divulgação de informações ao consumidor sobre a qualidade da água.

Qualidade

O controle da qualidade da água fornecida pela DAE é realizado pelo Laboratório de Controle de Qualidade, que realiza cerca de duas mil análises mensais. As amostras são coletadas em toda a rede de distribuição do município, desde a água bruta (rios, córregos e represas) até o tratamento e distribuição. O monitoramento é acompanhado e orientado pela Vigilância Sanitária e, caso sejam identificados resultados fora dos padrões de potabilidade, são realizadas as correções necessárias para que os parâmetros adequados sejam restabelecidos.

Atualmente, 99,65% da população urbana e rural de Jundiaí conta com redes de água, e 98,81% possui acesso a redes de esgoto. Além disso, 100% do esgoto coletado no município é tratado.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Central de Relacionamento da DAE pelo telefone 0800 0133 155. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Foto: DAE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/02/11/dae-jundiai-entrega-relatorio-de-qualidade-da-agua/

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