VISAM identifica dois morcegos com raiva no Município

Publicada em 11/02/2025 às 09:36

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a partir de demanda recebida pela população por meio do canal 156, identificou mais dois morcegos positivos para a raiva em Jundiaí. A cidade soma três casos neste ano.

Um dos animais foi encontrado morto no quintal de uma residência no bairro Roseira. Houve contato com um gato, que está em acompanhamento. Já o outro caso foi no Rio Acima. O morcego foi recolhido morto em uma varanda.

Nas duas regiões, a VISAM está reforçando as medidas preconizadas pelo Programa Municipal de Vigilância da Raiva, que incluem orientação aos moradores, aos estabelecimentos veterinários e, também, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos territórios.

A população deve ficar atenta ao encontrar morcegos em situações incomuns

Orientações
A VISAM ressalta que a população deve ficar atenta e, no caso de identificação de um morcego em situações não usuais, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, vivos ou mortos, o órgão deve ser contatado imediatamente pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350, para os técnicos fazerem a retirada segura do animal e diagnóstico laboratorial da raiva.

Havendo a possibilidade, também deve-se isolar o cômodo onde o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como balde, pote de sorvete, pano ou uma caixa. “O contato da população é essencial para podermos atuar, promovendo em tempo oportuno as ações de vigilância e prevenção da raiva para os humanos e, também, para a população animal”, enfatiza o médico veterinário da VISAM, Felipe Vita Pedrosa.

Outra medida necessária é a vacinação antirrábica de cães e gatos, que ao proteger os pets, protege consequentemente os tutores e seus familiares. O imunizante é disponibilizado gratuitamente pela VISAM, a partir de agendamento telefônico. A aplicação é feita na sede do órgão, localizada na rua dos Bandeirantes, 375, Vila Municipal. É disponibilizado estacionamento no local.

Vacina antirrábica é aplicada com agendamento na VISAM

“A vacina antirrábica precisa ser atualizada anualmente. Os três morcegos positivos localizados estavam em quintais de casas ou varandas, ou seja, onde geralmente ficam cães e gatos. Ao entrar em contato com esses animais, se os pets estiverem sem vacina ou com a mesma atrasada, eles podem contrair o vírus rábico do morcego infectado e, como fazem parte da família e têm um contato muito próximo com os proprietários, a doença pode ser transmitida. No ano passado, duas pessoas morreram de raiva humana no Brasil, sendo que houve casos também em cães e gatos em outros municípios do país. A melhor arma contra a raiva é a prevenção. A população precisa estar consciente e bem informada, não podendo a doença cair no esquecimento”, destaca Pedrosa.

Legislação
Os morcegos, além de serem importantes para o equilíbrio ambiental, são protegidos por lei e não devem ser agredidos ou mortos. Dos animais recolhidos em Jundiaí, apenas uma pequena parcela apresenta resultado positivo para raiva.

Em 2024, foram registrados dez casos de morcegos positivos para raiva no Município. Em 2023, foram 17 casos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/02/11/visam-identifica-dois-morcegos-com-raiva-no-municipio/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original