Prefeitura de Jundiaí recebe Subsecretário Estadual para alinhar soluções habitacionais para famílias afetadas pelas chuvas

Publicada em 12/02/2025 às 11:45

A forte chuva que atingiu as cidades de Jundiaí e Várzea Paulista no final de dezembro de 2024, deixou dezenas de pessoas desabrigadas devido às interdições necessárias por risco de deslizamentos e desabamentos nas áreas impactadas, divisa entre Várzea Paulista e Jundiaí, nos bairros Vila Real e Ivoturucaia. Cerca de 27 famílias tiveram suas casas colapsadas e estão sendo amparadas pelos municípios. O Estado vem buscando ações conjuntas para resolver a questão da moradia dessas famílias de forma definitiva.

Nesta terça-feira (11), o prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, e o prefeito de Várzea Paulista, Rodolfo Braga, receberam José Police Neto, Subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo, para alinhar as ações e definir os detalhes para apresentar uma solução às famílias atingidas.

O encontro foi no Paço Municipal de Jundiaí

Police Neto garantiu que além dos os estudos conduzidos pelo Escritório Técnico de Projetos Estratégicos da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), as tratativas com o Governador estão em fase final e que até o fim do mês haverá uma solução concreta. “Faremos uma avaliação social das famílias vítimas da chuva e apresentaremos uma solução definitiva. Essa reunião é fundamental para alinharmos os detalhes específicos de cada município e, dessa forma, viabilizar a implantação de unidades habitacionais para reassentar as famílias”, destacou o subsecretário.

Embora as casas estejam localizadas em Várzea Paulista, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) estabelece para Jundiaí e Várzea Paulista as ações que as cidades vizinhas deverão adotar para garantir suporte às famílias. A iniciativa busca consolidar um modelo de habitação metropolitano que integre infraestrutura, saneamento e segurança, reduzindo a vulnerabilidade da população a desastres naturais.

O prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, reforçou o compromisso da cidade com a solução habitacional. “Estamos trabalhando em parceria com o Estado e com Várzea Paulista para garantir que essas famílias tenham um novo lar, com segurança e dignidade. Nosso compromisso é não medir esforços para solucionar essa situação de forma definitiva”, afirmou.

O prefeito de Várzea Paulista, Rodolfo Braga, também enfatizou a importância da colaboração entre os municípios. “Sabemos que muitas dessas famílias perderam tudo, e nosso papel é garantir que elas sejam amparadas e realocadas com dignidade. A parceria entre Várzea Paulista, Jundiaí e o Governo do Estado será essencial para darmos uma resposta rápida e eficiente”, declarou.

O superintendente da FUMAS, Jeferson Coimbra, reforçou a importância da articulação entre as esferas governamentais: “A habitação é um desafio que exige planejamento e parceria. Estamos empenhados em buscar alternativas que garantam não apenas moradias dignas, mas também infraestrutura adequada para essas famílias”.

O encontro contou com a participação do superintendente da FUMAS, Jeferson Coimbra, o gestor da Unidade de Planejamento e Meio Ambiente, André Ferrazo, do coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel Gimenez, do vice-prefeito de Várzea Paulista, João Paulo, e do Gestor de Governo e Administração de Várzea Paulista, Frederick Merten.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/02/12/prefeitura-de-jundiai-recebe-subsecretario-estadual-para-alinhar-solucoes-habitacionais-para-familias-afetadas-pelas-chuvas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original