Prefeitura de Jundiaí recebe Subsecretário Estadual para alinhar soluções habitacionais para famílias afetadas pelas chuvas
Publicada em 12/02/2025 às 11:45A forte chuva que atingiu as cidades de Jundiaí e Várzea Paulista no final de dezembro de 2024, deixou dezenas de pessoas desabrigadas devido às interdições necessárias por risco de deslizamentos e desabamentos nas áreas impactadas, divisa entre Várzea Paulista e Jundiaí, nos bairros Vila Real e Ivoturucaia. Cerca de 27 famílias tiveram suas casas colapsadas e estão sendo amparadas pelos municípios. O Estado vem buscando ações conjuntas para resolver a questão da moradia dessas famílias de forma definitiva.
Nesta terça-feira (11), o prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, e o prefeito de Várzea Paulista, Rodolfo Braga, receberam José Police Neto, Subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo, para alinhar as ações e definir os detalhes para apresentar uma solução às famílias atingidas.
![](https://jundiai.sp.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/32/2025/02/reuniao_alinhamento_prefeitos_varzea_jundiai_gabinete_v-25-1280x854.jpg)
Police Neto garantiu que além dos os estudos conduzidos pelo Escritório Técnico de Projetos Estratégicos da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), as tratativas com o Governador estão em fase final e que até o fim do mês haverá uma solução concreta. “Faremos uma avaliação social das famílias vítimas da chuva e apresentaremos uma solução definitiva. Essa reunião é fundamental para alinharmos os detalhes específicos de cada município e, dessa forma, viabilizar a implantação de unidades habitacionais para reassentar as famílias”, destacou o subsecretário.
Embora as casas estejam localizadas em Várzea Paulista, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) estabelece para Jundiaí e Várzea Paulista as ações que as cidades vizinhas deverão adotar para garantir suporte às famílias. A iniciativa busca consolidar um modelo de habitação metropolitano que integre infraestrutura, saneamento e segurança, reduzindo a vulnerabilidade da população a desastres naturais.
O prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, reforçou o compromisso da cidade com a solução habitacional. “Estamos trabalhando em parceria com o Estado e com Várzea Paulista para garantir que essas famílias tenham um novo lar, com segurança e dignidade. Nosso compromisso é não medir esforços para solucionar essa situação de forma definitiva”, afirmou.
O prefeito de Várzea Paulista, Rodolfo Braga, também enfatizou a importância da colaboração entre os municípios. “Sabemos que muitas dessas famílias perderam tudo, e nosso papel é garantir que elas sejam amparadas e realocadas com dignidade. A parceria entre Várzea Paulista, Jundiaí e o Governo do Estado será essencial para darmos uma resposta rápida e eficiente”, declarou.
![](https://jundiai.sp.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/32/2025/02/reuniao_alinhamento_prefeitos_varzea_jundiai_gabinete_v-23-1280x854.jpg)
O superintendente da FUMAS, Jeferson Coimbra, reforçou a importância da articulação entre as esferas governamentais: “A habitação é um desafio que exige planejamento e parceria. Estamos empenhados em buscar alternativas que garantam não apenas moradias dignas, mas também infraestrutura adequada para essas famílias”.
O encontro contou com a participação do superintendente da FUMAS, Jeferson Coimbra, o gestor da Unidade de Planejamento e Meio Ambiente, André Ferrazo, do coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel Gimenez, do vice-prefeito de Várzea Paulista, João Paulo, e do Gestor de Governo e Administração de Várzea Paulista, Frederick Merten.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
10/02/2025
Programa Viver Melhor leva dignidade e conforto para moradores do Jardim Novo Horizonte
-
22/01/2025
Prefeitura avança em parceria com a FATEC para ampliação de cursos e pós-graduação
-
13/01/2025
Jundiaí e Várzea Paulista realizam ação conjunta em áreas de risco
-
21/12/2024
Prefeitura de Jundiaí regulariza cerca de 3,6 mil imóveis em oito anos
Baixe as fotos desta notícia na resolução original