Reunião do Conselho Municipal de Assistência Social destaca fortalecimento da política de assistência social em Jundiaí

Publicada em 12/02/2025 às 13:20

Nesta semana, o auditório do Paço Municipal de Jundiaí foi palco da reunião do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). O encontro contou com a participação de representantes do Poder Público e da sociedade civil, reforçando a importância da construção coletiva na gestão da política de assistência social no município.

Durante a abertura da reunião, a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) destacou o papel essencial do CMAS. “Ter um conselho é sempre um desafio, mas fundamental para o fortalecimento de ações através de uma construção coletiva”, afirmou.

Reunião do Conselho aconteceu no auditório do Paço Municipal

Benedita Venâncio, usuária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e participante do grupo de convivência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), também ressaltou a importância do conselho. “Participar do conselho é uma oportunidade para expor as opiniões, e fazer parte do grupo de convivência é maravilhoso, pois tem diversas atividades e promove a qualidade de vida”, disse.

O Conselho Municipal de Assistência Social é uma instância municipal deliberativa, de caráter normativo e permanente, responsável por fiscalizar, acompanhar, monitorar e avaliar a política pública de assistência social. Sua atuação garante a ampliação e a qualidade da rede de serviços socioassistenciais para todos os destinatários da política de assistência social.

Compete ao CMAS discutir metas e prioridades orçamentárias no âmbito do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). Suas ações devem ser planejadas de modo a garantir a transparência e a efetividade do controle social.

O conselho é composto por 18 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, sendo 9 representantes do Poder Executivo e 9 da sociedade civil, eleitos em foro próprio. Durante a reunião, foram apresentados os membros designados para a gestão 2025-2027, que contarão com representantes das unidades de gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Cultura, FUMAS e Fundo Social de Solidariedade.

Já os representantes da sociedade civil incluem membros de entidades como Cáritas Diocesana de Jundiaí, Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida, Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (ATEAL) e Casa da Criança Nossa Senhora do Desterro, além de representantes dos trabalhadores do SUAS e usuários do sistema.

“A renovação dos membros do Conselho Municipal de Assistência Social é um momento fundamental para fortalecer o compromisso com as políticas públicas voltadas à assistência social em nosso município. O CMAS desempenha um papel essencial na garantia dos direitos da população em situação de vulnerabilidade, e a participação ativa da sociedade civil e do poder público é indispensável para essa missão. Com essa nova composição, seguimos com o compromisso de trabalhar com transparência, diálogo e dedicação para construir políticas cada vez mais efetivas e inclusivas. Desejo boas-vindas a todos os novos conselheiros e reforço que nosso trabalho em conjunto será essencial para avançarmos ainda mais,” finalizou Rodrigo Pierobon, Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Jundiaí para a gestão 2023-2025.

Com a nova gestão, a expectativa é de que o CMAS continue fortalecendo a assistência social no município, garantindo o cumprimento das diretrizes e a efetividade das ações destinadas à população em situação de vulnerabilidade.

Confira os nomes dos novos conselheiros

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/02/12/reuniao-do-conselho-municipal-de-assistencia-social-destaca-fortalecimento-da-politica-de-assistencia-social-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original