Festa da Uva recebe motociclistas em encontro de inclusão

Publicada em 15/02/2025 às 18:32

A 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos  de Jundiaí contou, neste sábado (15), com a participação especial do Clube dos Motociclistas Surdos do Brasil. Criado em 1964, o grupo reúne integrantes de diversas regiões do país, como Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

CONFIRA AS FOTOS DO QUARTO FINAL DE SEMANA DA FESTA

Os motociclistas foram recepcionados no Paço Municipal pelo Grupo dos Motociclistas Insanos, de Jundiaí, pela Corte da Uva e por uma equipe de 10 intérpretes de Libras. De lá, seguiram para o Parque Comendador Antônio Carbonari, reforçando o espírito de inclusão e acessibilidade do evento.

Luciano Germano, um dos organizadores do encontro do Clube dos Motociclistas Surdos na 40ª edição da Festa da Uva

“Um evento como esse representa a verdadeira inclusão. Temos gente de várias cidades do Brasil, e a Festa da Uva é um evento de todos”, destacou o intérprete de Libras Luciano Germano.

Essa é a segunda vez que o Clube dos Motociclistas Surdos participa da Festa da Uva, consolidando sua presença como um dos movimentos de inclusão do evento. Anésio Campanella, sócio do clube, viajou de Bebedouro para celebrar mais uma edição.

Anésio Campanella é o sócio número 1 do Clube dos Motociclistas Surdos do Brasil

“Essa caminhada entre surdos e ouvintes mostra que amizade, companheirismo e amor são o caminho para a inclusão”, ressaltou.

Diretamente do Rio de Janeiro, Humberto Grippi, professor de Libras, saiu de madrugada para prestigiar o encontro. Ele agradeceu a recepção calorosa e se emocionou com a experiência.

“Agradeço à organização e à Associação dos Surdos de Jundiaí pelo trabalho maravilhoso de inclusão. É uma data especial, e com certeza voltaremos nos próximos anos”, afirmou.

Humberto Grippi. “É uma data especial, vamos voltar nos próximos anos”

Com a participação de dezenas de motociclistas, o encontro demonstrou a força e a união da comunidade, que compartilha não apenas a paixão pelas duas rodas, mas também o compromisso com a acessibilidade. Além do tradicional desfile pelas ruas da cidade, os participantes aproveitaram a programação diversificada da Festa da Uva, que inclui apresentações culturais, gastronomia e exposições.

“Nosso objetivo é trazer o conceito de acessibilidade universal. Queremos uma festa para todos, com espaços adaptados para que todos possam vivenciá-la da melhor forma possível”, explicou Marcela Moro, gestora da Unidade de Gestão de Agronegócio e Turismo.

“Queremos trazer o conceito de acessibilidade universal”, Marcela Moro, gestora da Unidade de Gestão de Agronegócio e Turismo

O último fim de semana desta edição da Festa da Uva acontece neste domingo (16), das 10h às 21h, no Parque da Uva (Av. Jundiaí, s/n – Anhangabaú). A entrada é gratuita, com a sugestão de um ingresso solidário: a doação de um alimento não perecível para o Fundo Social de Solidariedade (Funss).

Os detalhes sobre a 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos podem ser conferidos em seu site oficial.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/02/15/festa-da-uva-recebe-motociclistas-em-encontro-de-inclusao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original