Agentes Comunitários de Saúde levam informações sobre a dengue para as escolas
Publicada em 28/02/2025 às 12:33Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) da Clínica da Família Novo Horizonte ampliaram o trabalho de combate e enfrentamento à dengue na região, que registra 108 casos confirmados dos 345 registrados da cidade (até o momento). Além das vistorias e orientações casa a casa, nesta semana, a equipe iniciou uma ação junto às escolas para reforçar o conhecimento dos alunos sobre a prevenção à doença.
A primeira unidade foi a Escola Estadual Alessandra Cristina Rodrigues de Oliveira Pezzato. Nas salas de aulas, os ACSs abordaram o ciclo biológico do Aedes aegypti, os sintomas da doença, a importância da vacinação e, principalmente, as medidas para evitar os criadouros do mosquito. Uma barraca educativa também foi montada para ampliar a aprendizagem.

“Jundiaí está mobilizada, desde o início do ano, para sensibilizar a população sobre a necessidade da eliminação de quaisquer objetos que possam acumular água, servindo de criadouro para o mosquito. Na região do Novo Horizonte existem várias frentes de trabalho. Essa iniciativa envolvendo a comunidade escolar é mais uma importante ação. As crianças e os adolescentes já têm o conhecimento. Agora, recebem esse reforço nas orientações para agirem nesta luta, multiplicando as atitudes preventivas em suas casas, em suas ruas”, ressalta a gestora de Promoção da Saúde, Márcia Facci.
A dirigente da Diretoria de Ensino de Jundiaí, Valdete Ramos, também destacou a importância dessa parceria para a conscientização sobre a eliminação dos focos da doença. “Também sempre orientamos as equipes de gestão das escolas da rede estadual para estarem atentas a possíveis focos do mosquito que possam proporcionar ambiente favorável para a proliferação do mosquito da dengue. É uma doença que pode se tornar grave e causa muitos transtornos à população”, completou.

Aprovação
Para as estudantes do sétimo ano, Melissa Bachiega e Ana Clara Dias, essa ida dos ACSs à escola acendeu mais o sinal de alerta e complementou as informações que receberam. “A situação é realmente preocupante. Os professores já tinham falado. É fundamental estarmos todos atentos. Um papel de bala com água pode virar um criadouro”, falou Ana Clara. “Minha mãe teve dengue e ficou mal por vários dias. Foi desesperador. É muito importante fazermos a nossa parte para evitar a proliferação do mosquito. Sei os cuidados, mas gostei que vieram falar mais e nos orientar”, enfatizou.
Coleta
A região Oeste recebe, na próxima terça-feira (4), mais uma coleta extra de inservíveis. Desta vez, o caminhão do Departamento de Limpeza Pública da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) passará na Estrada Municipal do Varjão e na rua Oito. A orientação é que a população deixe os materiais descartados nas calçadas para poderem ser recolhidos. Itens que acumulam água nas casas, como latas, baldes, pratos de plantas, poderão ser descartados. Não serão recolhidos materiais de construção e restos de podas de árvores.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
27/02/2025
Covid-19: doses pediátricas estão disponíveis em quatro serviços de saúde
-
24/02/2025
Contra a dengue, bairros da região Oeste terão coleta extra de inservíveis
-
23/02/2025
UBS promove roda de conversa sobre Fibromialgia
-
21/02/2025
Febre Amarela: viajantes devem estar em dia com a vacina
Baixe as fotos desta notícia na resolução original