Trote Solidário da ETEVAV arrecada quase 4 toneladas de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade
Publicada em 07/03/2025 às 12:00Os alunos dos últimos anos da Escola Técnica Vasco Antônio Venchiaruti (ETEVAV), trocaram o tradicional trote estudantil por uma iniciativa solidária e arrecadaram quase 4 toneladas de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) de Jundiaí. A ação beneficiará inúmeras famílias e entidades assistidas pelo FUNSS, reforçando a importância da solidariedade e do engajamento social.

A ideia do “Trote Solidário” surgiu como uma alternativa às tradicionais brincadeiras que, muitas vezes, podem gerar situações indesejadas. O diretor da ETEC, Cristiano Augusto de Oliveira, destacou o propósito da ação. “A ideia surgiu justamente para evitar brincadeiras que acabam gerando violência e causar problemas. Queríamos algo solidário para ajudar o próximo. O grêmio estudantil teve essa iniciativa e, em apenas duas semanas, os alunos se mobilizaram, pediram apoio do comércio e promoveram essa grande arrecadação. Nosso objetivo agora é transformar o trote solidário em um projeto fixo da instituição.”
O presidente do Grêmio Estudantil, Felipe Silaman, contou que os alunos se organizaram de diversas formas para arrecadar os alimentos. “Alguns venderam rifas para realizar a compra, e teve curso que chegou a arrecadar até 6 mil reais. Todo o dinheiro arrecadado foi convertido em alimentos para doação. A troca do trote pelo trote solidário foi sensacional, pois ajuda as famílias que mais precisam, principalmente aquelas que não têm condições de comprar alimentos. A solidariedade é o que move o mundo, e incentivar ações como essa é fundamental para um olhar mais humano da sociedade.”
O estudante Isac Azevedo também se engajou na iniciativa e fez questão de contribuir. “Eu tinha dinheiro guardado e, quando surgiu a iniciativa, resolvi destinar o valor para a ação. Além disso, pedi ajuda para minha família, que também colaborou. Achei super legal a iniciativa e fiquei feliz em poder contribuir.”


Para Cássia Carpi, diretora do FUNSS, a doação tem um impacto muito significativo para a cidade. “Essa é uma iniciativa extremamente importante, pois atendemos mais de 100 entidades cadastradas, além de muitas famílias e líderes comunitários que solicitam ajuda. Vivemos um momento econômico difícil para todos, e essa ação beneficiará inúmeras famílias e entidades assistidas.”
Com essa iniciativa, os alunos da ETEVAV demonstraram que pequenas ações podem fazer uma grande diferença na vida de muitas pessoas, inspirando outros jovens a adotarem gestos de solidariedade e empatia.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
19/03/2025
Prefeitura de Jundiaí promove palestra para mulheres empreendedoras
-
11/03/2025
Dia da Mulher: Sala Glória Rocha vira palco de mais uma homenagem às mulheres servidoras
-
17/01/2025
Fundo Social de Solidariedade dá início ao Clube de Mães Atípicas
-
08/01/2025
Jundiaí se prepara para a Festa da Uva com expectativa de crescimento
Baixe as fotos desta notícia na resolução original