Prefeitura de Jundiaí amplia melhorias no ‘Programa Movi Fácil’ para beneficiar pessoas com deficiência e mobilidade reduzida
Publicada em 15/03/2025 às 09:00A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP), está implementando uma série de melhorias no Programa Movi Fácil, que oferece transporte gratuito e acessível para pessoas com deficiência (PCD) ou mobilidade reduzida. As mudanças visam otimizar o serviço, garantindo mais conforto, eficiência e previsibilidade para os usuários.

Roteirização otimizada
Uma das principais melhorias foi a revisão dos trajetos das vans que atendem os usuários da APAE, tornando as viagens mais ágeis e reduzindo o tempo de deslocamento.
“O objetivo dessa roteirização é ampliar o atendimento sem comprometer a infraestrutura existente. Apenas na APAE, 120 crianças são beneficiadas pelo Programa Movi Fácil. Nossa meta é tornar o transporte cada vez mais eficiente para os passageiros”, destacou Lucas Lusvarghi, gestor da UGAGP.

Localização em tempo real
Outra inovação é a implantação de um link online, permitindo que usuários e familiares acompanhem, em tempo real, a localização das vans e os horários estimados de chegada, tanto em casa quanto no destino.
“Nosso serviço é de porta a porta. Agora, os passageiros conseguem visualizar o trajeto das vans e não precisam mais esperar por longos períodos”, explicou Lusvarghi.
Espera humanizada
A atual gestão também adotou uma abordagem mais humanizada para o tempo de espera na residência dos passageiros. O limite anterior de cinco minutos foi flexibilizado, e os motoristas foram orientados a considerar as necessidades individuais de cada usuário.
Atualmente, o Movi Fácil realiza de 6 a 7 mil atendimentos mensais, transportando gratuitamente cerca de 270 a 300 pessoas por dia. O programa é essencial para garantir a acessibilidade e inclusão social, permitindo que os usuários tenham acesso a tratamentos médicos, atividades educacionais e terapêuticas sem dificuldades de locomoção.
“O poder público precisa ter um olhar humanizado para quem utiliza o Programa Movi Fácil. Nosso compromisso é oferecer um serviço de excelência, para que cada cidadão se sinta acolhido”, finalizou Lusvarghi.
As melhorias reforçam o compromisso da Prefeitura de Jundiaí com a qualidade de vida da população, especialmente daqueles que mais necessitam de um transporte adequado e seguro.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
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