Tecnologia e inovação: servidores modernizam processos na engenharia pública de Jundiaí
Publicada em 15/03/2025 às 14:30A Prefeitura de Jundiaí está investindo em tecnologia para otimizar os processos da engenharia pública, garantindo mais eficiência e qualidade nos projetos. Com a futura implementação do Building Information Modeling (BIM), os servidores passam a ter mais autonomia e protagonismo na modernização do setor.

Inciativa dos servidores
A iniciativa da implantação do sistema partiu dos próprios servidores, que veem nesta modelagem, uma ferramenta que irá possibilitar mais assertividade, otimização dos recursos, além de controle total sobre projetos e execuções.
O prefeito, Gustavo Martinelli, comentou sobre a importância de dialogar com os servidores. “Eles tem grandes ideias, e essa, com certeza, contribuirá com a otimização de tempo e recursos.”
A apresentação do andamento dos trabalhos para a implementação do BIM foi realizada nesta semana e reuniu técnicos de várias Unidades de Gestão e servidores das Unidades de Planejamento, Infraestrutura e Serviços Públicos, Obras, Mobilidade e Transporte.

“Essa é uma inovação que vem de dentro, dos próprios servidores, mostrando o compromisso com a melhoria do serviço público. Esse protagonismo dos funcionários de carreira é fundamental para garantir mais eficiência e transparência na gestão dos projetos”, destacou o vice-prefeito, Ricardo Benassi.
“A Prefeitura de Jundiaí entende que a implantação do BIM é uma prioridade. O sistema vai permitir que possamos acompanhar todas as etapas de um projeto, desde o seu nascimento até a obra concluída”, definiu o diretor adjunto de obras da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinésio Scarabello Filho, que também participou do encontro.
Mais assertividade
O Engenheiro Civil da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, Leonardo Sueiro Pinto Vasques, que é um dos idealizadores do projeto, acredita que a iniciativa irá trazer diversos benefícios para todas as partes interessadas.
“Teremos a possibilidade de antecipar eventuais problemas que possam surgir em uma obra e que atualmente afetam qualquer edificação, além de maior previsibilidade dos prazos e dos custos de acordo com o escopo do projeto”; afirma.

Com o novo modelo de trabalho, Jundiaí reafirma seu compromisso com a inovação, fortalecendo a engenharia pública e promovendo um ambiente mais eficiente para a execução de obras e serviços na cidade.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
11/08/2025
Prefeitura de Jundiaí e CPFL já reordenaram cabos de telefonia em mais de 2.900 postes
-
10/08/2025
‘Quem Ama, Cuida’ já passou por mais de 350 locais em Jundiaí desde sua criação
-
07/08/2025
Prefeitura de Jundiaí moderniza iluminação pública com mais de 3,7 mil luminárias de LED instaladas
-
06/08/2025
Ação integrada da Prefeitura de Jundiaí leva limpeza e acolhimento à Ponte São João
Baixe as fotos desta notícia na resolução original