Prefeitura e paróquias discutem otimização de custos para festas religiosas em Jundiaí

Publicada em 19/03/2025 às 12:09

Nesta terça-feira (18), o prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, o vice-prefeito Ricardo Benassi, e outros representantes do Executivo, receberam representantes das paróquias do município para uma reunião estratégica voltada à realização das tradicionais festas religiosas. O encontro teve como objetivo buscar o apoio e o entendimento das lideranças religiosas para alinhar ações que garantam a continuidade dos eventos, mas com um olhar atento à otimização de custos e ao uso eficiente dos recursos públicos.

Prefeito se reuniu com representante de 27 paróquias de Jundiaí

Durante a reunião, o prefeito destacou a importância do diálogo aberto e transparente com as paróquias. “Prezamos sempre pela parceria com a comunidade e pela transparência em nossas ações. A prefeitura oferece uma série de serviços essenciais para que essas festas aconteçam – como aluguel de tendas, banheiros, serviços de saúde, zeladoria e organização do trânsito. Contudo, o momento financeiro exige que façamos ajustes. Para isso, precisamos ter um panorama claro dos custos de cada evento para que possamos caminhar juntos, sem comprometer o orçamento municipal”, explicou Gustavo Martinelli.

O Gestor da Casa Civil, Fábio Nadal, complementou destacando a necessidade de um levantamento mais detalhado sobre os eventos. “Hoje, não possuímos registros formais dos custos dos eventos realizados anteriormente. Essa informação é fundamental para que possamos planejar adequadamente e avaliar o impacto financeiro no orçamento da cidade.”

Padre Marcos Adriano – no centro

Representando as paróquias, Padre Marco Adriano, da Paróquia São Vicente de Paulo (Beato Frederico Ozanam), se posicionou favorável ao diálogo. “É fundamental termos consciência da realidade do município. Sabemos que o cenário econômico geral não é dos mais favoráveis. Este é um momento de união entre o poder público e a comunidade para que possamos manter nossas tradições sem abrir mão da responsabilidade.”

Padre Joaquim ressaltou a importância da colaboração mútua. “Entendemos o momento e estamos dispostos a colaborar. Inclusive, propomos auxiliar na divulgação das empresas que apoiarem os eventos, fortalecendo essa rede de solidariedade”, afirmou.

O gestor de Administração e Gestão de Pessoas, Lucas Lusvarghi, também esteve presente e fez questão de ressaltar os esforços da gestão municipal para reduzir os custos. “Até o momento, já conseguimos uma redução de aproximadamente 15% nos valores dos contratos vigentes. Continuaremos trabalhando nesse sentido para equilibrar as contas públicas, sem deixar de prestar os serviços à população.”

A Prefeitura reafirma seu compromisso com as parcerias, mas sempre com responsabilidade fiscal, transparência e diálogo aberto com todas as instituições envolvidas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/03/19/prefeitura-e-paroquias-discutem-otimizacao-de-custos-para-festas-religiosas-em-jundiai/

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