Em atividade do ‘Ludicidadania’, estudantes têm manhã especial com o Canil da Guarda Municipal
Publicada em 27/03/2025 às 09:00Como parte das atividades do programa Ludicidadania, os estudantes da Emeb Professora Maria Angélica Lorençon, no Corrupira, receberam nesta quarta-feira (26) a visita dos cães Logan e Sirius, do Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ).
Acompanhados dos agentes, os cães das raças pastor belga malinois e o labrador fizeram brincadeiras de faro, obediência, cumprimento, equilíbrio e outros exercícios, que animaram a plateia de estudantes curiosos, com os cerca de 200 estudantes do período da manhã. Além dos quartos anos das turmas atendidas pelo programa, todas as sete turmas tiveram o privilégio de participar da atividade.
Realizado em parceria das Unidades de Gestão de Educação (UGE) e de Segurança Municipal (UGSM), o Ludicidadania chega ao seu quarto ano de existência, com foco na promoção de atividades de abordagem lúdica com foco em cidadania, vida saudável e comunicação não-violenta. A mediação fica por conta de agentes da GMJ e para este ano letivo ampliou seu alcance para cerca de 4 mil estudantes dos quartos anos de 14 diferentes unidades escolares da rede municipal.

A estudante do 4º ano, Lívia de Oliveira, sabe de cor a proposta do projeto. “Os guardas estão na rua para proteger a cidade e as pessoas, mas aqui na escola eles apresentam o trabalho que fazem e abordam outros temas, como a importância de se estudar, ter postura, não fazer o mal ou bullying com os amigos.” E acrescenta, sobre o que mais gostou na atividade desta manhã. “Gostei dos exercícios de farejamento e quando o cachorro teve que pular os bambolês”, comenta a estudante de nove anos.
A gestora de Educação, Priscila Costa, reforçou a importância do programa. “O Ludicidadania soma-se às aprendizagens e vivências pelas quais nossos estudantes já têm em sala de aula com temas fundamentais para a vida saudável em sociedade. Por meio de palestras, rodas de diálogo, apresentações e atividades interativas como está com o Canil, a presença dos guardas dentro das escolas confere ao programa toda a solidez que a instituição carrega e incentiva todos esses ideais e imprescindíveis de convivência e respeito entre as crianças.”
Para este ano letivo, os agentes da GMJ envolvidos no Ludicidadania são Agnes, Barban, Josiane, Kleber, Martins, Saulo José e Stefani.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
28/03/2025
Guarda Municipal intensifica ações de segurança no Jardim São Camilo
-
27/03/2025
Jundiaí sedia 60º Encontro da CRIM, reunindo Guardas Municipais de 40 municípios
-
25/03/2025
Autor jundiaiense realiza encontro literário sobre livro em inglês no Complexo Argos
-
24/03/2025
Programa de atividades com crianças no 12º GAC passa por expansão e tem início para o ano letivo
Baixe as fotos desta notícia na resolução original