Prefeitura de Jundiaí disponibiliza ferramenta com dados detalhados do Censo para qualificar políticas públicas
Publicada em 07/04/2025 às 15:20A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Escritório de Avaliação das Políticas Públicas, da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), disponibilizou um painel com mapas interativos e dados do Censo Demográfico de 2022 na plataforma digital do Observatório Jundiaí. A iniciativa tem como objetivo qualificar ainda mais a gestão pública com base em dados e ampliar o acesso da população às informações do município.
O prefeito Gustavo Martinelli ressaltou que uma gestão pública eficiente se faz com planejamento — e planejamento exige dados de qualidade. “O Painel do Censo é uma ferramenta estratégica que reforça nosso compromisso com uma gestão baseada em evidências, que escuta, compreende e responde às necessidades reais da população de Jundiaí”, acrescentou.
Durante a apresentação da nova ferramenta, o vice-prefeito Ricardo Benassi destacou a importância do painel para a construção de políticas públicas mais assertivas. “Ter acesso a dados precisos e atualizados sobre a nossa população é essencial para a elaboração de políticas públicas que realmente atendam às necessidades do município”, afirmou.

Entre os novos dados disponibilizados estão informações detalhadas sobre a quantidade de pessoas em cada bairro, sexo, idade, número de residências, entre outros. O painel interativo permite visualizações dinâmicas e segmentações por faixa etária, região da cidade e outros recortes relevantes.
Responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, o sociólogo Rodrigo Oliveira explica que, com o Painel do Censo incorporado ao Observatório, “disponibilizamos acesso às informações coletadas pelo IBGE para as cidades da RMJ e para os bairros de Jundiaí. São dados estratégicos, úteis para o planejamento de políticas públicas, mas também para a sociedade civil, iniciativa privada, pesquisadores e a comunidade em geral”.
O lançamento do painel também despertou o interesse da comunidade acadêmica. Para o Prof. Dr. José Arnaldo Roveda, da Unesp Sorocaba, a profundidade e organização dos dados disponíveis são um diferencial para o desenvolvimento de políticas públicas. “Fiquei extremamente impactado com a riqueza das informações. Ferramentas como essa são fundamentais para embasar pesquisas acadêmicas e construir políticas públicas mais eficazes. Pretendemos utilizar esses dados especialmente para desenvolver programas voltados à área da habitação”, ressaltou.
Já o professor Nelson Bueno, mestre em Educação e coordenador do Unianchieta, também presente no encontro, reforçou a complexidade e o potencial do painel para fins educacionais. “A quantidade e a qualidade dos dados apresentados são impressionantes. Com certeza faremos uso em nossas atividades na universidade, seja como base para projetos de extensão ou para enriquecer o conteúdo em sala de aula”, afirmou.
O Painel do Censo Demográfico de Jundiaí pode ser acessado por qualquer cidadão interessado em entender melhor os dados e indicadores que refletem a realidade do município. A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura com a transparência, a inovação e a responsabilidade na gestão pública.
Além do Painel do Censo Demográfico, o Observatório Jundiaí — plataforma desenvolvida pela UGGF em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN) — reúne diversos indicadores alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esses indicadores são importantes para subsidiar a tomada de decisões da gestão municipal.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
05/04/2025
Prefeitura entrega quadra coberta na EMEB Luiz Bárbaro e amplia espaços de aprendizagem
-
01/04/2025
Prefeitura de Jundiaí reforça integração e planejamento em reunião com gestores
-
27/03/2025
Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026 é apresentada em audiência pública
-
22/03/2025
Jundiaí celebra o Dia Mundial da Água com ações voltadas à preservação e conscientização ambiental
Baixe as fotos desta notícia na resolução original