Sábado tem vacinação contra Febre Amarela na área rural
Publicada em 11/04/2025 às 15:30A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) continua com a estratégia de vacinação de casa em casa em áreas rurais contra a Febre Amarela. Neste sábado (12), das 8h às 16h, serão percorridas ruas dos bairros Ivoturucaia, Marajoara, Rio Acima e Champirra. As equipes — identificadas e acompanhadas por veículos oficiais —, além de orientarem os moradores sobre a doença, avaliam as carteirinhas e disponibilizam a dose do imunizante.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE), enfermeira Carolina de Azevedo, reforça a importância da vacina para conter a circulação do vírus na cidade. Em Louveira, houve a confirmação de um caso em macaco. “É importante que a população esteja vacinada, porque a Febre Amarela é grave. Estamos agindo intensamente com essa ação extramuros em regiões com maior risco de transmissão para prevenir que a doença chegue na cidade”, enfatiza.

Durante a semana, a dose é disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, no horário de atendimento das salas de vacinação. “Quem tiver dúvida se recebeu a vacina, deve procurar o serviço de saúde, com a carteirinha, para a equipe verificar”, complementa.
O esquema vacinal é de dose única para a população a partir de 5 anos. Para as crianças de 9 meses até 4 anos, são duas doses: a primeira aos 9 meses de idade e a segunda aos 4 anos. Devido ao cenário epidemiológico atual, pessoas que residem em áreas rurais estão sendo vacinadas a partir de seis meses de idade.
Transmissão
A Febre Amarela não é transmitida pelos macacos. Eles são indicadores da presença do vírus no ambiente. A doença é causada por um vírus transmitido por mosquitos, e possui dois ciclos de transmissão (urbano e silvestre). No ciclo urbano, a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados. No ciclo silvestre, os transmissores são mosquitos com hábitos predominantemente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
12/04/2025
Dengue: apesar das ações para conscientização, criadouros continuam sendo encontrados nos imóveis
-
11/04/2025
CEREST e Ministério Público do Trabalho debatem saúde e segurança do trabalhador
-
08/04/2025
Jundiaí apresenta experiências em congresso de saúde
-
04/04/2025
VISAM identifica morcego com raiva e orienta população