Prefeitura de Jundiaí lança programa ‘Conhecer para Preservar’ para reforçar a educação ambiental na Serra do Japi
Publicada em 12/04/2025 às 16:55O programa “Conhecer para Preservar”, lançado neste sábado (12), é uma iniciativa da Prefeitura por meio da Fundação Serra do Japi. O objetivo é ampliar o potencial de educação ambiental da Serra do Japi e divulgar as pesquisas científicas realizadas na Reserva Biológica Municipal e na Base Ecológica da Serra.

A proposta é reforçar que conhecer o meio ambiente é o primeiro passo para sua conservação. A iniciativa será desenvolvida em etapas, sendo a primeira voltada para visitas institucionais com foco educativo.
“Conhecer o meio ambiente ajuda a compreender a importância de preservá-lo, de respeitar a natureza e também a identificar ações que podem ser tomadas para protegê-lo”, destacou o superintendente da Fundação Serra do Japi, Flávio Gramolelli.

O gestor da UGPUMA, André Ferrazzo, também destacou a relevância do programa como forma de aproximar a população das áreas naturais protegidas do município.
“O programa tem como objetivo apresentar as áreas públicas para que as pessoas possam conhecê-las de perto, estabelecer um contato mais profundo com a natureza e entender a importância da manutenção e preservação da Serra do Japi”, afirmou Ferrazzo.

As visitas acontecem dentro da Reserva Biológica (REBIO) da Serra do Japi, uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, conforme a classificação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Por essa razão, as atividades são todas agendadas, monitoradas e têm como foco a educação ambiental.
O prefeito Gustavo Martinelli destacou a importância da iniciativa para a formação de uma sociedade mais consciente.
“As visitas monitoradas são importantíssimas para que possamos ter cada vez mais a educação ambiental. Nesse contexto, o ‘Conhecer para Preservar’ vem ao encontro do programa ‘Escola da Gente’, que irá contemplar as políticas públicas de Educação do Município. Um dos objetivos é trabalhar com a educação ambiental para os 37 mil alunos da Rede Municipal de Ensino”, comentou o chefe do executivo.

A gestora adjunta da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Andrea Fernandes Gimenes Ferreira, também participou do lançamento e ressaltou a importância do programa.
“Queremos mostrar a importância da sustentabilidade. As escolas poderão se tornar ambientes multiplicadores para nossas crianças. É uma oportunidade única de aprendizado, com vivências que aproximam os estudantes da natureza”, concluiu.


Mais informações sobre o programa “Conhecer para Preservar” e o agendamento de visitas podem ser obtidos no site [AQUI] ou pelo e-mail [E-MAIL].
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
21/03/2025
3ª Etapa do Projeto Olhos da Serra é lançada com foco no combate a incêndios e monitoramento ambiental
-
10/03/2025
‘Café com Drone’ amplia participação da comunidade em ações de monitoramento da Serra do Japi
-
06/03/2025
Oficina ‘Café com Drone’ celebra os 42 anos do Tombamento da Serra do Japi
-
13/02/2025
Serra do Japi recebe pesquisadores internacionais
Baixe as fotos desta notícia na resolução original