Prefeitura de Jundiaí prepara servidores para aposentadoria com programa de apoio e planejamento

Publicada em 19/04/2025 às 08:15

A Prefeitura de Jundiaí está realizando a 27ª edição do Programa de Pré-Aposentadoria, iniciativa voltada aos servidores que estão próximos de se aposentar. Promovido pela Unidade de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP), por meio da Divisão de Serviço Social, o programa tem como objetivo oferecer suporte emocional, social e prático a quem está prestes a encerrar o ciclo profissional no serviço público.

Realizados na sala multiuso do Paço Municipal, os encontros semanais somam 11 módulos temáticos, que abordam desde qualidade de vida, nutrição e educação financeira até reflexões sobre novos projetos de vida. Participam da turma cerca de 15 servidores, que compartilham experiências, constroem uma linha do tempo de suas trajetórias e refletem sobre os próximos passos.

O Gestor Adjunto de Gestão de Pessoas, Umberto Rossi, dá as boas-vindas à nova turma do Programa de Pré-Aposentadoria

“Se a gente não tiver um preparo para parar ou mudar o ritmo, isso pode ser traumático”, afirma Umberto Rossi, gestor adjunto de Gestão de Pessoas. “O objetivo é proporcionar uma transição mais tranquila e consciente para essa nova fase.”

Apoio na transição

Segundo Rossi, o programa já beneficiou mais de 500 servidores desde 2010. “O mundo mudou muito nos últimos anos e o programa também vem se adaptando. Hoje falamos de novos modos de trabalho, do impacto da tecnologia, da saúde mental, de relações sociais. A ideia é tratar esse processo como algo natural e necessário.”

Além dos temas práticos, o programa se destaca por sua abordagem afetiva. Camila Gorla Leite, assistente social e uma das organizadoras do programa, destaca a importância de um espaço institucional que acolha e oriente os servidores. “A gente busca auxiliar cada participante a pensar no que deseja para o futuro. Muitos vão empreender, fazer trabalho voluntário, viajar, ou simplesmente curtir a família. A aposentadoria não é um fim, mas um novo começo”, diz.

Adaptação aos novos tempos

Esse é o caso de Silvana Franco Marques da Silva, de 70 anos, educadora da rede municipal desde 2012. Participando da iniciativa pela primeira vez, ela conta que buscou o programa como forma de se preparar para a transição. “Minha vida é muito ativa, cheia de contato com crianças. Pensar que isso vai mudar mexe comigo. Vim para me preparar psicologicamente e financeiramente.”

Silvana já tem planos para o novo capítulo da vida: pretende aprofundar seu envolvimento com música e trabalhos voluntários, além de continuar com suas atividades manuais, como crochê. “São coisas que me fazem bem. Quero manter esse equilíbrio emocional e aproveitar o tempo com qualidade.”

Servidora pública há 13 anos, Silvana Franco já planeja a vida pós-aposentadoria

Ao longo do programa, os participantes também terão contato com palestras de instituições parceiras, como o SEBRAE, que trará orientações sobre empreendedorismo, ampliando as possibilidades de atuação na aposentadoria.

A iniciativa reflete o reconhecimento da Prefeitura de Jundiaí ao tempo de dedicação dos servidores públicos, além de reforçar a importância de políticas voltadas ao bem-estar e valorização profissional, mesmo nos momentos de transição.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/04/19/prefeitura-de-jundiai-prepara-servidores-para-aposentadoria-com-programa-de-apoio-e-planejamento/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original