Grupo de Dor Crônica auxilia pacientes na UBS Jundiaí Mirim
Publicada em 21/04/2025 às 08:00A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jundiaí Mirim está melhorando a qualidade de vida de pacientes com o Grupo de Dor Crônica. Os encontros são semanais e reúnem homens e mulheres, de diferentes idades, unidos pela vontade de voltar a fazer atividades simples do dia-a-dia.
A gerente da UBS, Ana Isabel Salgado Rivière, explica que o grupo tem como foco auxiliar a redução dos danos causados pelo enfraquecimento muscular ocasionado por determinadas doenças e pela idade. “Esse trabalho possibilita, juntamente com a melhoria nas dores, a diminuição do risco de quedas e a prevenção e a promoção da saúde. Muitos voltam a fazer atividades simples que há tempos não faziam, obtendo bem-estar”, destacou.
No início, eram três pessoas. Hoje, em média, 20 participam. A maioria tem queixa de dores na coluna e nos joelhos. O encaminhamento é feito pela equipe de saúde da Unidade.

“A cada encontro, fazemos exercícios voltados para o fortalecimento muscular, alongamento, equilíbrio e coordenação motora. Além disso, no grupo, possibilitamos a socialização. Muitos pacientes moram sozinhos e somente saem de casa para ir ao supermercado, por exemplo. Na atividade, eles conversam, se divertem e, assim, evitam a depressão e as demais questões relacionadas ao isolamento social”, enfatizou a fisioterapeuta Lunia Duarte, da equipe emulti da região.
Os resultados são destacados pelos usuários, como a aposentada Sônia Manzzini, que convive com dores no joelho. “Gosto muito, porque é uma fisioterapia que faço perto da minha casa. Os exercícios passados têm me ajudado bastante, evitando que eu fique atrofiando.”
Quem também salientou os benefícios foi o auxiliar de produção Luiz Simão. “Devido a uma hérnia, eu fui encaminhado e tem me ajudado, pois eu não abaixava. Agora, consigo fazer coisas que não fazia”, observou.



Já aposentada Maria Bernadete da Cunha ressaltou que participar do grupo, além de possibilitar que ela volte a ter esperança de superar as dores no pé e até voltar a correr, amplia seu leque de amizades. “Eu tomava medicamento e nada acalmava a minha dor. Entrei e fui melhorando. Hoje, venho caminhando até o postinho, converso, faço amizades. Está sendo ótimo para mim. Acho que esse é um diferencial da UBS Jundiaí Mirim, que tem uma equipe ótima”, frisou.
Rede
Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família do Município são ofertados grupos como o de fisioterapia, obesidade, qualidade de vida, meditação, auriculoterapia, dança circular, Lian Gong, alongamento, nutrição, entre outros, que têm foco na prevenção de doenças e promoção da saúde da população.
Para conhecer a programação e participar, basta o usuário procurar a sua unidade de referência.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
21/04/2025
Influenza: crianças começam a ser vacinadas quarta-feira
-
20/04/2025
CECCO realiza palestra sobre Lei Brasileira de Inclusão
-
16/04/2025
Dengue: dois serviços de saúde ficam abertos para atendimento aos casos leves e moderados
-
15/04/2025
Etapa municipal da Conferência de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora é concluída
Baixe as fotos desta notícia na resolução original