Influenza: crianças começam a ser vacinadas quarta-feira

Publicada em 21/04/2025 às 09:45

Jundiaí amplia a partir de quarta-feira (23) a vacinação contra a Influenza (gripe). Além dos idosos com 60 anos ou mais, das gestantes e das puérperas (até 45 dias após o parto), as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) podem tomar a dose nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, preferencialmente no período da manhã.

Na cidade, a aplicação do imunizante segue escalonada para garantir agilidade ao atendimento. Nas próximas semanas, a oferta será ampliada para mais grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Para receber a dose, as crianças precisam estar com a carteirinha de vacinação

“Pensando no conforto da população habilitada para receber a dose, definimos essa programação, iniciando pelo público mais suscetível a desenvolver as formas mais graves da doença e os que, historicamente, mais necessitaram de internação e evoluíram para o óbito. Orientamos que os idosos, as gestantes, as puérperas e as crianças busquem, quanto antes, pela dose. A vacina é eficaz e segura”, enfatiza a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Carolina de Azevedo.

Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento com CPF. No caso das crianças, a carteirinha de vacinação também precisa ser apresentada. Neste ano, a dose passou a fazer parte do Calendário Nacional de vacinação dos idosos 60+, das crianças e das gestantes.

Desde o início da vacinação, no dia 7 de abril foram aplicadas cerca de 13 mil doses na cidade.

Rotina
Durante a campanha de vacinação contra Influenza, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) recomenda que a população que necessita das vacinas de rotina procure os serviços de saúde preferencialmente no período da tarde.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/04/21/influenza-criancas-comecam-a-ser-vacinadas-quarta-feira/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original