Cia. Jovem faz abertura dos espetáculos gratuitos da São Paulo Companhia de Dança no Polytheama na sexta (25)
Publicada em 22/04/2025 às 08:00O Teatro Polytheama recebe na próxima sexta-feira (25) dois espetáculos gratuitos com a São Paulo Companhia de Dança (SPCD), um às 15h e outro às 20h. A abertura de ambas as apresentações ficará por conta da Cia. Jovem de Dança, corpo artístico municipal ligado à Unidade de Gestão de Cultura da Prefeitura de Jundiaí.
A coreografia preparada pelo grupo jundiaiense é a “P.A.Q.U.I.T.A. – Passos Aleatórios Que Um Impulso Te Apresenta”, obra de composição coletiva durante a pandemia e que se inspira nas músicas do balé clássico Paquita. O experimento artístico explora o impulso, a espontaneidade e a reinvenção do clássico sob um olhar contemporâneo e já rendeu à Cia. uma de suas nomeações pelo Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), na categoria “Criação”. O grupo jundiaiense tem direção artística de Alex Soares.

Já a SPCD, sob direção artística de Inês Bogéa, apresenta dois programas distintos em cada espetáculo. A apresentação da tarde começa, após a abertura, com “Alvorada”, de Yoshi Suzuki, coreografia que celebra os recomeços, os novos capítulos e oportunidades da vida, o suave deslizar da manhã que convida o corpo e a alma a sentir cada emoção à flor da pele. Em seguida, é a vez de “A Morte do Cisne”, obra de Lars Van Cauwenbergh inspirada na obra de Michel Fokine. O encerramento da tarde ficará por conta de “Casa Flutuante”, coreografia em que Beatriz Hack revela, em cena, diferentes conceitos de “casa” e suas impermanências, em movimentos individuais e de grupo que exploram as relações humanas e interpessoais.
Já à noite, o programa com a SPCD traz outras coreografias, com a repetição de “Alvorada”. A primeira, logo após a Cia. Jovem de Dança, será “dos SANTOS”, primeira obra de Alex Soares para a companhia e que faz referência a um dos sobrenomes de origem religiosa mais populares, questionando identidades que ajudaram a lapidar a nossa rica e diversa cultura brasileira. E para finalizar, o grupo apresenta “Ataraxia”, de George Céspedes, que, em referência à palavra de origem grega que significa ausência de perturbação, traz uma coreografia em meio a um jogo de controle e entrega, busca um estado de serenidade imperturbável, no qual a mente se mantém em equilíbrio diante das adversidades. A obra apresenta cena com efeito estroboscópico que pode afetar espectadores fotossensíveis.




Os ingressos gratuitos para ambos os espetáculos poderão ser retirados a partir das 10h30 da quinta-feira (24) nos totens eletrônicos e bilheterias do Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro) e do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro), além da internet, por meio da plataforma Sympla. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos. (Link para a sessão das 20h).
As apresentações da SPCD no Município são viabilizadas pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet do Ministério da Cultura – Governo Federal, com patrocínio do Itaú.
Os detalhes de cada apresentação podem ser conferidos na Agenda Cultural.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação SPCD
-
18/04/2025
Biblioteca recebe exibição gratuita de obras do Dia Internacional da Animação neste sábado (19)
-
17/04/2025
Cultura abre inscrições para cinco roteiros de Caminhadas Mediadas por patrimônios da cidade
-
16/04/2025
Confira o que abre e fecha em Jundiaí no feriado prolongado da Páscoa e Tiradentes
-
14/04/2025
Orquestra Municipal emociona o público durante Concerto da Semana Santa
Baixe as fotos desta notícia na resolução original