Segundo dia da 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa reforça compromisso com a efetividade das políticas públicas

Publicada em 23/04/2025 às 15:30

O segundo dia da 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa começou com a energia contagiante da apresentação da Oficina de Dança Cigana e Dança Circular, conduzida pela professora Sara — atividades realizadas semanalmente nos CCIs Argos e Hortolândia. A manhã também contou com a delicada e emocionante apresentação da Oficina de Violão, com o professor Abimael, cujas aulas acontecem às quartas-feiras pela manhã no CCI Argos.

2º dia contou com 130 participantes

Com foco na construção de políticas públicas mais efetivas, os Grupos de Trabalho debatem hoje a atualização e deliberação de propostas nos níveis Municipal, Estadual e Federal. Além disso, serão apresentadas as candidaturas e realizada a eleição dos delegados que representarão Jundiaí na XV Conferência Estadual.

Um dos principais temas abordados nesta edição é a inefetividade das deliberações aprovadas em 2019, muitas das quais não foram implementadas nos últimos cinco anos. Propostas como a ampliação do ambulatório de geriatria com equipe multidisciplinar, a criação de mais vagas em Centros Dia, a descentralização desses serviços, cursos de capacitação para profissionais da saúde, a criação das Olimpíadas da Pessoa Idosa e de programas de transporte cultural, além da implantação de uma Delegacia do Idoso e melhorias na mobilidade urbana, permanecem no papel.

“A frustração é compreensível, mas o que vemos hoje é uma mobilização ainda mais forte. Os idosos estão mais engajados, os conselhos mais estruturados, e essa conferência é o espaço legítimo para retomarmos as pautas e cobrarmos efetividade”, destacou Luciane Mosca, gestora de Desenvolvimento e Assistência Social.

Oficina de Dança Cigana e Dança Circular
Oficina de Violão

A eleição dos delegados, marcada para o fim do dia, representa um passo estratégico para garantir que as propostas levadas à instância estadual tenham força política e representatividade.

Para Kelsilene França, presidente do COMDIPI (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa), o momento é decisivo: “Estamos construindo pontes entre o que foi proposto e o que precisa, de fato, ser implementado. As atividades de hoje são essenciais para alinhar prioridades e garantir que as vozes dos nossos idosos cheguem mais longe, com mais impacto.”

A programação segue durante a tarde com a continuidade das deliberações, organização e eleição dos delegados. Com participação expressiva e comprometida dos idosos, gestores e conselheiros, a 10ª Conferência reafirma o papel central da pessoa idosa na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e preparada para o envelhecimento da população.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/04/23/segundo-dia-da-10a-conferencia-municipal-dos-direitos-da-pessoa-idosa-reforca-compromisso-com-a-efetividade-das-politicas-publicas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original