No primeiro espetáculo do dia, Cia. Jovem e SP Companhia de Dança empolgam o público no Polytheama

Publicada em 25/04/2025 às 18:36

No primeiro espetáculo na tarde desta sexta-feira (25), a Cia. Jovem de Dança e a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) empolgaram o público no Teatro Polytheama. Com mais uma apresentação gratuita programada para a noite, a partir das 20h, os grupos contaram no espetáculo vespertino, com o prestígio, na plateia, estudantes de escolas e academias de Dança da cidade, além de alunos da APAE Jundiaí e do público em geral.

Para o espetáculo, a Cia. Jovem, corpo artístico municipal ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), apresentou “P.A.Q.U.I.T.A. – Passos Aleatórios Que Um Impulso Te Apresenta”. Uma das obras com as quais o grupo já recebeu nomeação na categoria “Criação” ao Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), a coreografia apresenta um experimento artístico que explora o impulso, a espontaneidade e a reinvenção do balé clássico “Paquita”.

Coreografia apresentada pela Cia. Jovem foi uma das obras que renderam nomeação do grupo ao APCA

Já a SPCD apresentou “Alvorada”, de Yoshi Suzuki; “A Morte do Cisne”, de Lars Van Cauwenbergh; e “Casa Flutuante”, de Beatriz Hack. A SPCD tem direção artística de Inês Bogéa.

A Meire Catelane, de 19 anos, faz parte de uma escola de Dança da cidade e fez questão de prestigiar o espetáculo com as companhias. “Sempre que tem apresentação da Cia. Jovem de Dança eu faço questão de vir. Como bailarina, é sempre muito inspirador acompanhar o que eles vêm desenvolvendo. Quero me tornar bailarina profissional e é muito importante pegar referências assim. Ainda mais numa coreografia assim, tão cheia de vida, agitada e dinâmica. São, de fato, passos realmente aleatórios”, brinca a jovem bailarina, acompanhada de sua mãe Laudicea.

Alex Soares, diretor artístico da companhia jundiaiense, falou da importância das apresentações. “A Cia. Jovem de Dança foi retomada pela Prefeitura em dezembro de 2018, no aniversário da cidade, e na ocasião desta estreia contamos com a presença da SPCD aqui no Polythema. E desde então, tem sido uma honra estarmos juntos e ajustar esta parceria. Para os nossos bailarinos, é algo enriquecedor, pois, além de abrir a apresentação, puderam ter a vivência de ensaiar e fazer aulas juntos, pegando novas referências. E para mim, enquanto coreógrafo, é também motivo de dupla felicidade, já que no espetáculo da noite haverá também a pré-estreia da coreografia ‘dos SANTOS’, assinada por mim, e que irá ser apresentada em Jundiaí antes mesmo de São Paulo”, enfatizou Alex.

Acompanhada da mãe Laudicea, Meire fez questão de, novamente, prestigiar as companhias de Dança no Polytheama

Mais espetáculo
Às 20h, o Teatro Polytheama recebe mais um espetáculo da SPCD, novamente com a apresentação de “P.A.Q.U.I.T.A. – Passos Aleatórios Que Um Impulso Te Apresenta” na abertura. Já o grupo paulistano reapresenta “Alvorada” ao público, além da pré-estreia de “dos SANTOS”, primeira obra de Alex Soares para a companhia, e “Ataraxia”, de George Céspedes.

Os ingressos gratuitos podem ser retirados na bilheteria do Teatro (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro) ou pela internet, por meio da plataforma Sympla.

As apresentações da SPCD no Município são viabilizadas pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com patrocínio do Itaú.

Grupo paulistano reapresenta “Alvorada” na apresentação da noite, além de “Ataraxia” e da pré-estreia de “dos SANTOS”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/04/25/no-primeiro-espetaculo-do-dia-cia-jovem-e-sp-companhia-de-danca-empolgam-o-publico-no-polytheama/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original