Prefeitura de Jundiaí realiza escuta ativa na Agapaema
Publicada em 26/04/2025 às 09:15Moradores da Agapeama, em Jundiaí, participaram de uma reunião com o Executivo no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo Antônio de Lima, no bairro. O encontro foi promovido pela Associação de Moradores da Grande Agapeama e contou com a presença do prefeito Gustavo Martinelli e de secretários das Unidades de Gestão de Segurança Municipal, Infraestrutura e Serviços Públicos, Assistência e Desenvolvimento Social, Mobilidade e Transporte, além de membros da Guarda Municipal.

A reunião teve como objetivo apresentar um panorama das ações da gestão municipal na região e ouvir diretamente as demandas dos moradores. Em relação à atuação da Guarda Municipal na região, foi apresentado um levantamento de ações entre 1º de janeiro e 24 de março de 2025. O gestor de Segurança Municipal, Guilherme Balbino Rigo, afirmou que o número de roubos em fevereiro foi o menor número de roubos da série histórica da cidade, que iniciou há 25 anos.
Rigo detalhou os esforços do Vizinhança Solidária, programa que está implementado no bairro e conta com auxílio dos moradores no monitoramento. Além do programa, compartilhou as ações em andamento que também vão beneficiar a região.
Em sua fala, o prefeito Gustavo Martinelli reforçou a importância do diálogo direto com a população. Além disso, ressaltou que as ações que serão implementadas em breve vão ajudar na segurança pública. “A cidade cresceu, se desenvolveu, e nosso objetivo é sanar as principais questões que hoje existem no município, dando prioridade para a segurança”, afirmou o prefeito.
O gestor de Infraestrutura, Marcos Galdino, abordou os desafios da iluminação pública. Segundo ele, o objetivo da Prefeitura é substituir todas as lâmpadas da cidade por LED até o fim do mandato. Atualmente, cerca de 75% ainda utilizam tecnologia antiga. “A iluminação de LED melhora a sensação de segurança”, afirmou Galdino.
A gestora de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciane Mosca, explicou que a Prefeitura tem monitorado a população em situação de rua, com ações de acolhimento e encaminhamento social, especialmente em casos de pessoas vindas de outras cidades.
Para o presidente da Associação de Moradores da Grande Agapeama, Matheus Prado, a presença do poder público no bairro representa um avanço. Ele relembrou a origem da associação, fundada em 2021 diante do descaso com a região. “Tentamos marcar reuniões no passado e fomos ignorados. Foi a partir dessa indignação que nos organizamos”, relatou.
Matheus também celebrou a presença do poder público na reunião. “Quem sabe de fato os problemas do bairro são os moradores.”
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
28/03/2025
Guarda Municipal intensifica ações de segurança no Jardim São Camilo
-
27/03/2025
Jundiaí sedia 60º Encontro da CRIM, reunindo Guardas Municipais de 40 municípios
-
07/02/2025
Segurança Municipal fortalece parceria com a OAB Jundiaí
-
17/01/2025
Prefeitura reforça compromisso com a segurança pública
Baixe as fotos desta notícia na resolução original