Projeto Óleo do Bem encerra ação na EMEB Cleonice com forte engajamento; outras escolas seguem como ponto de coleta
Publicada em 04/05/2025 às 13:15A EMEB Cleonice de Faria recebeu nesta semana o encerramento da ação do Projeto Óleo do Bem na unidade. A iniciativa faz parte de um rodízio que contemplará todas as 102 escolas municipais de Jundiaí, além do CEMEJA, da unidade da Argos e do Centro de Línguas. Ao longo de três meses, 35 escolas participam por mês da campanha, totalizando mais de 100 pontos de coleta atendidos até junho.

O projeto tem como objetivo principal conscientizar e incentivar a população a descartar corretamente o óleo de cozinha usado, minimizando impactos ambientais e promovendo uma educação ambiental efetiva. A ação envolve alunos, educadores e famílias, unindo aprendizado, cidadania e sustentabilidade.
Desde março, a Prefeitura de Jundiaí já implantou 50 pontos de coleta em escolas, unidades de saúde, comércios e instituições sociais. “O resultado já é visível: mais conscientização, mais sustentabilidade e mais envolvimento da comunidade. O projeto une educação, meio ambiente e cidadania. A cada litro de óleo usado doado, o morador recebe uma barra de sabão ecológico. É uma ação que evita a poluição dos nossos rios e do solo, promove a reciclagem e ensina, desde cedo, a importância do cuidado com o planeta”, destacou o prefeito Gustavo Martinelli.
O projeto integra o programa Escola da Gente, que adota o conceito ESG (Ambiental, Social e Governança) no ambiente escolar. Além da troca do óleo por sabão ecológico, a campanha também promove atividades pedagógicas com as crianças para explicar, de forma prática, os danos causados pelo descarte incorreto do óleo no meio ambiente e nos sistemas de esgoto.
A gestora da Unidade de Gestão de Educação, Priscila Costa, ressaltou a importância da campanha. “A campanha do Óleo do Bem é um exemplo de como ações simples podem gerar grandes impactos. Estamos formando cidadãos conscientes e ambientalmente responsáveis desde a infância, promovendo hábitos sustentáveis nas escolas e nas famílias.”
Na EMEB Cleonice, o engajamento da comunidade escolar foi um destaque. Educadores realizaram experimentos em sala de aula e promoveram atividades para reforçar o tema junto às famílias, que receberam orientações por meio de comunicados e grupos de mensagens. Ao final da campanha , a escola que arrecadar a maior quantidade de óleo por aluno será premiada com um passeio para o Mundo das Crianças.
A ação segue até o fim de junho em outras 70 escolas da rede, ampliando o alcance da educação ambiental em Jundiaí e fortalecendo o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a formação de uma geração mais consciente.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
-
02/05/2025
Estudantes das escolas municipais de Jundiaí contam com alimentação balanceada e cardápio elaborado por nutricionista
-
07/04/2025
Óleo do Bem: postos da DAE serão pontos de coleta de óleo usado
-
24/03/2025
DAE Jundiaí firma parceria com programa “Óleo do Bem” para reciclagem de óleo de cozinha
-
28/02/2025
Escola de Gestão Pública firma parceria para formação de coordenadores e diretores da Educação Infantil
Baixe as fotos desta notícia na resolução original