Instalação de novos sensores conclui primeira etapa do projeto RESFRIA em Jundiaí
Publicada em 08/05/2025 às 08:00Dando continuidade às ações do projeto RESFRIA, a Prefeitura de Jundiaí instalou no final de abril dois novos sensores de monitoramento climático nos bairros Distrito Industrial e Jardim Ermida. Com isso, a primeira etapa do projeto foi concluída, totalizando 15 sensores ativos dos 37 previstos.
Os sensores coletam, a cada 20 minutos, dados como temperatura do ar, umidade relativa e temperatura do ponto de orvalho. A partir dessas informações, é possível construir um panorama detalhado das variações climáticas urbanas da cidade. Os primeiros dados começaram a ser coletados já em março.

A escolha dos locais para a instalação dos equipamentos segue critérios científicos. Segundo o pesquisador de pós-doutorado Dr. Paulo Rodrigo Zanin, do projeto RESFRIA, o posicionamento considera uma combinação entre zonas climáticas locais e classes de altitude. “Essas zonas são definidas com base em características físicas como uso e cobertura do solo, rugosidade da superfície e relevo. Cada ponto instalado representa uma condição única do clima urbano em Jundiaí”, explica.
Apesar da metodologia técnica, algumas exceções são consideradas para fins de integração com políticas públicas específicas. É o caso de um dos sensores instalados próximo ao programa Pé de Árvore. “Nesse ponto, o objetivo é monitorar os impactos locais do programa, o que justifica a escolha fora dos critérios padrões”, completa Zanin.

Guilherme Lima, diretor de Meio Ambiente da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), destaca que essa fase inicial é estratégica para a formulação de políticas públicas mais eficazes. “Com esses 15 sensores, conseguimos informações em escala municipal que vão nos ajudar a mapear com maior precisão as zonas climáticas da cidade. A partir desses dados, será possível aplicar esse conhecimento nos planos de bairro, identificar áreas prioritárias para intervenções como arborização e avançar para uma nova fase, com foco em detalhamento por bairros.”
Sobre o projeto
O RESFRIA é uma iniciativa interinstitucional voltada à mitigação dos impactos do calor extremo em ambientes urbanos. Desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e PUC-Campinas, o projeto busca integrar dados ambientais e socioespaciais para embasar políticas públicas voltadas ao conforto térmico, saúde e planejamento urbano. A instalação dos sensores é uma das frentes do RESFRIA, que também trabalha com estratégias como arborização urbana, mapeamento de vulnerabilidades e articulação com programas como o Pé de Árvore e Horta Urbana.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
28/04/2025
Jundiaí participa de curso nacional sobre emergências climáticas
-
22/04/2025
Serra do Japi ganha destaque em evento estadual de ciência e tecnologia
-
13/04/2025
Projeto RESFRIA avança em Jundiaí com apoio da Saúde para entender e enfrentar os impactos do calor nas cidades
-
12/04/2025
Horta urbana é entregue no Jardim Pacaembu com foco em saúde e bem-estar da comunidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original