Mães que inspiram, cuidam e constroem Jundiaí
Publicada em 11/05/2025 às 09:00As histórias de Sandra, Sandra Regina e Treisse são únicas, mas refletem tantas outras mulheres que fazem de Jundiaí um lugar melhor todos os dias. Neste Dia das Mães, nosso respeito, carinho e gratidão a todas as mães que nos ensinam, em cada gesto a grandeza do amor.
A Prefeitura de Jundiaí homenageia todas as mães por meio de três histórias singulares que se cruzam pela força, pela dedicação e, acima de tudo, pelo amor. São histórias de mulheres que, mesmo enfrentando obstáculos, nunca deixaram de sonhar e de realizar.

Sandra: a motorista que dirigiu até o próprio sonho!
Desde pequena, Sandra sonhava em dirigir veículos grandes, inspirada pelo pai caminhoneiro. A vida, no entanto, a levou para longe desse desejo. Trabalhou por anos em cozinha industrial e, já próxima dos 50 anos, viu a chance de mudar tudo: a empresa em que trabalhava perdeu o contrato, e ela decidiu transformar o momento difícil em oportunidade.
Sandra aproveitou a reviravolta na vida profissional e decidiu mudar de habilitação, fazer os cursos exigidos e buscar sua chance. “Minha mãe sempre me incentivou, mesmo morando longe”, relembra. Mas a vida também impôs um desafio doloroso: no momento em que estava pronta para tentar uma vaga, a mãe adoeceu e faleceu antes de ver a filha realizar o sonho. “Voltei com o coração partido, mas com o sonho ainda mais latente.”
Hoje, há quase três anos no volante de um ônibus pelas ruas de Jundiaí, Sandra é querida pelos passageiros e segue firme em uma rotina, mas cheia de propósito, movida por amor à profissão e à família. “Eu faço isso e eu amo.” Seu filho, que vive na Bélgica, tem orgulho da mãe. E Thalles, seu companheiro de vida e pai dos sete gatinhos que moram com o casal, é um parceiro que admira e apoia sua rotina intensa.
Confira um pouco dessa história inspiradora no vídeo: assista aqui.

Sandra Regina: sorriso largo e coração forte!
Auxiliar de limpeza da Prefeitura de Jundiaí, Sandra Regina de Vaz Lima é o tipo de pessoa que ilumina qualquer ambiente. Carismática, alegre e acolhedora, ela criou as duas filhas sozinha, enfrentando todas as dificuldades com coragem, esperança e muita fé.
Hoje, colhe os frutos da sua jornada: tem sua casa própria, carro, emprego estável e, o mais importante, muito amor ao redor. É avó de cinco netos e, por onde passa, distribui não só simpatia, mas também inspiração. “Minha vida não foi fácil, mas eu sempre tive muita fé e nunca deixei de acreditar que era possível”, diz. Seu maior patrimônio? O carinho e o respeito que conquistou entre colegas e amigos, e a certeza de ter sido uma mãe presente, mesmo nos momentos difíceis. Seu exemplo se multiplica nas próximas gerações — e inspira.

Treisse: duas gerações servindo Jundiaí!
Treisse Oliveira Francischini entrou na Prefeitura em 2009 como assistente administrativa. Na época, seu filho João Pedro tinha apenas 8 anos. Desde 2015, ela atua no setor de regularização fundiária, na FUMAS, onde ajuda famílias a conquistarem o tão sonhado título de propriedade de suas casas.
Mas sua maior construção é dentro de casa. “Vida de mãe não é jornada dupla, é tripla, quádrupla. A mãe é cozinheira, faxineira, psicóloga, financeira… é o alicerce da casa”, define. Para Treisse, o humor da casa começa com o dela — e ela leva isso com leveza, mesmo diante das cobranças de uma mulher no mercado de trabalho. “A gente tem que se adaptar e levar com leveza, senão não enxerga o que é mais gostoso da vida: o crescimento do filho.”
Hoje, João Pedro é guarda municipal, e ela se emociona ao falar do homem em que ele se tornou. “Não só pela parte acadêmica, mas pelos valores que conseguimos passar pra ele. Ele é um ser humano que apoia as pessoas. O lema da guarda, ‘combater o mal e proteger o bem’, cai perfeitamente pra ele.”
João Pedro também reconhece tudo que recebeu: “O que mais me orgulho da minha mãe é essa força e independência dela, junto com a inteligência. Todos os desafios que aparecem, ela resolve — muitas vezes sozinha. Isso é muito inspirador pra mim.”
E Treisse conclui com um sorriso na voz: “Ser mãe é maravilhoso. Não é fácil, ninguém vem com manual de instrução. Mas é a melhor coisa da vida. João Pedro é meu orgulho, meu tudo.”
Em cada canto de Jundiaí, há uma mãe como Sandra, Sandra Regina ou Treisse. Mulheres que enfrentam jornadas duplas, triplas — que sonham, batalham, vencem. Que criam filhos e constroem caminhos. A elas, todo o nosso reconhecimento. Feliz Dia das Mães!
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
10/05/2025
Grupo de atividades da UBS Fazenda Grande celebra Dia das Mães no cinema
-
09/05/2025
Prefeitura promove ação especial em homenagem ao Dia das Mães no Paço Municipal
-
08/12/2024
Orçamento de Jundiaí para 2025 ultrapassa R$ 4 bilhões e prioriza saúde e educação
-
21/11/2024
Poesia, música e dança fazem parte do roteiro cultural de ‘Noite do Sarau’ na Nelson Foot
Baixe as fotos desta notícia na resolução original