Vacina contra gripe é aplicada no grupo prioritário
Publicada em 13/05/2025 às 16:25A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) ampliou, no último sábado (10), a vacinação contra gripe para toda a população que faz parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde. As doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira em todas as Clínicas da Família e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário de atendimento das salas de vacinação de cada equipamento.
Em Jundiaí, balanço aponta que, desde o dia 7 de abril, apenas 39.266 doses do imunizante foram aplicadas. A cobertura chega a 25,61%. A meta é atingir 90% do público-alvo. Dos 88.488 idosos estimados para receber a vacina no Município, 27.742 buscaram pelo imunizante, o que equivale a 33,63% do total. Entre as crianças de seis meses a menores de seis anos, a cobertura é de 8,35%. Das 30.032 esperadas, foram vacinadas 2.924. Entre as gestantes, das 3.971 aguardadas, a dose foi aplicada em 445 (10,14%).

“É fundamental lembrarmos que estamos em um período em que há maior prevalência de doenças respiratórias, que podem se agravar. A vacina é uma importante medida de prevenção. Quem integra os grupos prioritários, deve buscar o imunizante o quanto antes”, enfatiza a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Carolina de Azevedo.
O imunizante foi produzido pelo Instituto Butantan e contém as cepas do vírus influenza A/Victoria (H1N1), A/Croácia (H3N2) e B/Áustria (linhagem Victoria), que são as mais incidentes no Hemisfério Sul neste ano. Segundo o Ministério da Saúde, a dose é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos.
Confira os grupos prioritários
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Gestantes;
- Puérperas (com até 45 dias após o parto);
- Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Trabalhadores da Saúde e da Educação;
- Povos indígenas;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros e trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade;
- Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento com CPF para o registro no sistema de informação. No caso das crianças, também é preciso estar com a carteira de vacinação. Os profissionais devem estar munidos de comprovante de prestação de serviço, podendo ser o holerite ou o crachá, e pessoas com deficiência permanente e comorbidade devem levar um documento ou receita que comprove a condição.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
13/05/2025
Carreta da Mamografia inicia os atendimentos no Paço Municipal
-
11/05/2025
Carreta da Mamografia: atendimento começa na próxima terça (13)
-
09/05/2025
Dia D de vacinação contra gripe é neste sábado
-
07/05/2025
Sábado é Dia D de vacinação contra gripe
Baixe as fotos desta notícia na resolução original