Após incidente, Prefeitura realiza força-tarefa, monitora área afetada por vazamento químico e resgata animais no Jardim Tulipas
Publicada em 14/05/2025 às 11:40Na tarde de ontem (13), ocorreu um vazamento de produto químico no bairro Jardim das Tulipas, em Jundiaí. O incidente aconteceu após o motorista de uma carreta descer do veículo, que começou a se mover sozinho e colidiu com um poste na rua Álvaro de Oliveira Marcondes.
Durante o acidente, recipientes que armazenavam corante químico orgânico à base de ácido acético, foram danificados, provocando o derramamento do material na via. Devido à grande quantidade derramada, o produto escoou até uma boca de lobo localizada a cerca de 50 metros do local do impacto. Essa boca de lobo possui ligação direta com o córrego do Jardim das Tulipas, que atravessa o parque do bairro e deságua no Rio Jundiaí.
Alguns animais que tiveram contato com o corante apresentaram alterações visuais, como mudança de coloração. Desde o início da ocorrência, equipes da Defesa Civil, da Divisão Florestal da Guarda Municipal, da ONG Mata Ciliar, do DEBEA (Departamento de Bem-Estar Animal) e da GRADE (Grupo de Apoio e Defesa dos Animais) atuaram de forma conjunta para resgatar e preservar a vida desses animais, que atualmente estão sob os cuidados da Mata Ciliar.
A via já foi liberada para o tráfego. No momento, os esforços estão concentrados na análise da contaminação no córrego, no Parque das Tulipas e no Rio Jundiaí. A CETESB deverá realizar análises ambientais ao longo de todo o curso do córrego e do rio, para verificar os níveis de contaminação e a qualidade da água. Esse trabalho é acompanhado pela Defesa Civil de Jundiaí e pela força-tarefa da Prefeitura, que presta total suporte às ações, envolvendo diversos órgãos municipais desde o início da ocorrência.
As avaliações ambientais em andamento permitirão mensurar os impactos causados e embasar a responsabilização da empresa envolvida.
A CPFL esteve no local para realizar o reparo do poste atingido.
Assessoria de Imprensa