Maio Amarelo mobiliza Jundiaí por um trânsito mais seguro
Publicada em 17/05/2025 às 09:30Durante todo o mês de maio, Jundiaí realiza uma série de ações voltadas à conscientização no trânsito, dentro da campanha Maio Amarelo. A iniciativa tem como objetivo principal sensibilizar a população sobre a importância da segurança viária, buscando reduzir o número de acidentes e salvar vidas, em 15 dias de campanha 57.000 pessoas já foram impactadas com a mensagem.
Com o tema deste ano — “Desacelera: seu bem maior é a vida” —, a campanha propõe uma reflexão sobre a urgência de frear comportamentos perigosos e valorizar atitudes que promovam a preservação da vida no trânsito. A proposta é envolver todos, através do setor público, privado e sociedade civil, em ações que promovam uma cultura de paz e responsabilidade.

“É fundamental lembrar que segurança no trânsito é um compromisso coletivo. O Maio Amarelo nos ajuda a reforçar a importância de atitudes responsáveis e respeitosas, para condutores, motociclistas, pedestres e ciclistas”, explica Juliana Maia, Chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT).
Destaques da semana
Nesta semana, a equipe da UGMT intensificou as atividades educativas em diferentes pontos da cidade. Na segunda-feira (13), a ação ocorreu na unidade da AMBEV, com a participação de cerca de 250 funcionários no DDS (Diálogo Diário de Segurança). Além de reforçar que “segurança é o ano inteiro”, a equipe alertou sobre o aumento de sinistros de trânsito em Jundiaí, especialmente os causados por excesso de velocidade — problema que se relaciona diretamente ao tema da campanha.
Durante a ação, foram distribuídas fitas amarelas aos funcionários e feita uma abordagem educativa na saída dos fretados.


Na terça-feira (14), a programação seguiu no Complexo Fepasa, com orientações aos servidores municipais, e também na Câmara Municipal, em uma conversa com vereadores e representantes da sociedade civil.
Na quarta-feira (15), foram realizadas palestras escolas privadas e na quinta (16) e sexta-feira (17), a dinâmica Ponto Cego que demonstração prática dos pontos cegos em veículos de médio porte, permitindo que os participantes se posicionem no lugar do motorista para entender as áreas de risco e reforçar a atenção, especialmente em relação aos motociclistas, ajudando a prevenir acidentes.
Todas as ações contam com a presença do mascote “Vaguinho” com distribuição de fitas amarelas contendo a mensagem “Trânsito Seguro, Depende de Todos”.
Segundo o gestor da UGMT, José Carlos Sacramone, “a conscientização é o primeiro passo para mudar comportamentos. Promover essas ações em empresas e espaços públicos fortalece a mensagem de que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos”.


Empresas e escolas podem participar
A Prefeitura convida empresas e escolas particulares da cidade a se engajarem na campanha, promovendo atividades internas de conscientização ao longo do mês. A UGMT disponibiliza, gratuitamente, kits com materiais educativos — incluindo cartazes, fitas e laços adesivos amarelos.
Para participar, basta solicitar pelo e-mail maioamarelo@jundiai.sp.gov.br.
A programação do Maio Amarelo continua nas próximas semanas, com novas ações previstas em escolas, empresas e espaços públicos de Jundiaí. Acompanhe a programação completa do Maio Amarelo
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
17/05/2025
Transporte Público: A Linha 514 passa a atender os bairros Vista Park e Vila Santana em todos os horários a partir de segunda-feira (19)
-
14/05/2025
Transporte Público – Alteração de horário na linha 501 Terminal Vila Arens – Vila Cristo
-
10/05/2025
Maio Amarelo tem programação especial com atividades educativas e presença do Vaguinho neste final de semana
-
08/05/2025
Maio Amarelo: ação integrada com Detran no Centro de Jundiaí reforça respeito à faixa de pedestres
Baixe as fotos desta notícia na resolução original