Centro de Convivência do Idoso transforma histórias de vida através de atividades culturais

Publicada em 18/05/2025 às 09:05

Nos Centros de Convivência do Idoso (CCI) da Prefeitura de Jundiaí por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), a experiência da “melhor idade” ganha um novo significado. Os espaços promovem encontros, aprendizados e momentos de bem-estar por meio de oficinas gratuitas e atividades que valorizam a autonomia, a saúde e o vínculo entre os participantes.

Localizado no Complexo Argos (antigo CRIJU), o CCI é hoje referência em envelhecimento ativo. Apenas no mês de abril, 659 pessoas participaram das oficinas oferecidas. São aulas Chi Kung, yoga, Tai Chi Chuan, dança cigana, dança de salão, violão, coral, capoeira, literatura, artesanato, técnicas de pintura e desenho, ginástica, alongamento, equilíbrio e postura, bingo da mente ativa, entre outras, que transformam rotinas e promovem a integração social em um ambiente acolhedor e cheio de vida.

Odete Bezerra dos Santos
Eliana de Pugas
Evania Jacobino

Odete Bezerra dos Santos, de 70 anos, é uma das participantes mais antigas. Há 14 anos ela frequenta o espaço e encontrou ali muito mais do que uma programação para ocupar o tempo: encontrou apoio, amizades e motivação para seguir em frente. “Eu vivia triste. Tenho um filho dependente químico, e era muito sofrimento, eu só chorava. Depois que entrei aqui, minha vida mudou 100%. Ainda choro às vezes, claro, mas aqui eu encontrei alegria, amizades, saúde. Conhecer outras pessoas faz toda a diferença. É muito bom, bem demais.”

Eliana de Pugas, de 63 anos, também compartilha sua transformação pessoal com entusiasmo. Hoje, ela participa de diversas oficinas, como dança cigana, violão, Chi Kung, yoga, ginástica e atividades cognitivas. “Isso aqui é uma higiene mental. O contato com as pessoas, o movimento, tudo isso muda nossa rotina. Eu não tocava nada, hoje toco violão. É uma realização. E o mais importante é essa convivência, essa troca. Esse projeto precisa continuar e crescer. A procura é grande, porque faz muito bem pra saúde física e principalmente mental.”

A professora Evania Jacobino, responsável pela oficina de dança cigana, também encontrou no CCI uma nova direção. Ex-voluntária e hoje profissional, ela conta como o espaço oferece muito mais do que movimento. “Elas chegam muitas vezes com depressão, dores, crises existenciais. Aqui, a dança é só uma parte. Trabalhamos respiração, percepção do corpo, fortalecimento, acolhimento emocional. A gente acaba sendo mais do que professora, vira uma rede de apoio. Somos uma família.”

A gestora da UGADS, Luciane Mosca, destaca a importância dos CCIs como espaços fundamentais para o envelhecimento digno e ativo. “Os CCIs são espaços de fortalecimento de vínculos, de promoção de autonomia e valorização do envelhecimento ativo. Eles não apenas previnem o isolamento social, mas estimulam a autoestima e o cuidado com o corpo e a mente. Ver a transformação na vida das pessoas que frequentam esses espaços é uma das maiores recompensas do nosso trabalho.”

Além das oficinas realizadas ao longo da semana, o CCI-Argos também é palco do tradicional baile aos sábados, que reúne, em média, 200 pessoas entre 13h e 17h. O salão se enche de música, dança e alegria — uma verdadeira celebração da vida, que movimenta o corpo e aquece o coração.

Segundo a orientadora social Magali Moreira, para participar das atividades, basta comparecer ao CCI com documento pessoal e comprovante de residência. “Não é necessário encaminhamento, mas é importante que a pessoa esteja em condições de saúde para participar, pois o espaço não oferece acompanhamento médico. A convivência é o foco.”

O CCI-Argos está localizado na Avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos. Já o CCI Vila Hortolândia fica na Av. Alexandre Ludke, 700 – Vl. Hortolândia (ao lado do Terminal de ônibus).

Envelhecer com qualidade é possível — e, em Jundiaí, também é comunitário, ativo e cheio de afeto.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/05/18/centro-de-convivencia-do-idoso-transforma-historias-de-vida-atraves-de-atividades-culturais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original