Prefeitura fará indicação ao Governo do Estado para transformar a área do IAC em Parque Tecnológico para Jundiaí
Publicada em 19/05/2025 às 19:44A sugestão de transformar a área do IAC em um Parque Tecnológico, será dada ao governador do Estado de SP, Tarcísio de Freitas, e visa ampliar o legado científico da área do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), localizada às margens da Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto. O espaço de 1.103.000 m², com mais de 60 mil m² de área construída, estratégico para o desenvolvimento de pesquisas fundamentais que impactam diretamente a economia, o meio ambiente e a segurança hídrica da região.
O Governo do Estado anunciou um processo de alienação de imóveis públicos incluindo a área do IAC que inclui 35 fazendas experimentais, e não pode ser considerada ociosa, pelo contrário: trata-se de um ativo público em pleno uso, com grande valor estratégico e científico.

Como evolução natural da vocação científica da área, a Prefeitura de Jundiaí estuda a implantação do Parque Tecnológico de Jundiaí no espaço atualmente ocupado pelo IAC. A proposta integra o Programa Inova+ Jundiaí, que consolida a política pública municipal voltada à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), e tem como objetivo transformar a cidade em um polo regional de desenvolvimento sustentável e inteligente.
O Parque Tecnológico seria estruturado para abrigar:
• Centros de pesquisa aplicada;
• Laboratórios multiusuários;
• Startups e empresas de base tecnológica;
• Núcleos de inovação aberta com o setor privado;
• Espaços de qualificação técnica e formação de talentos.
“Essa proposta não rompe com a história do IAC, ela amplia seu legado, integrando as pesquisas agrícolas com novas frentes da inovação, como bioeconomia, energias renováveis, tecnologias verdes, digitalização da produção e inteligência territorial”, ressalta Tiago Antunes, diretor de Ciência e Tecnologia.
Jundiaí já reúne os elementos fundamentais para sediar um parque tecnológico de referência:
• Localização estratégica entre os principais eixos logísticos do Estado de São Paulo;
• Forte base industrial e educacional;
• Alta densidade técnica e de qualificação profissional;
• Indicadores econômicos robustos.
Além disso, o município mantém diálogo ativo com instituições de ensino e pesquisa, além de empresas inovadoras, criando um ambiente propício à articulação entre academia, setor produtivo e poder público.
Respeito à história e visão de futuro
A Prefeitura de Jundiaí irá dialogar com o Governo do Estado de São Paulo, propondo uma solução convergente, cooperativa e transparente. O objetivo é respeitar a trajetória histórica do IAC em Jundiaí e, ao mesmo tempo, projetar um futuro ainda mais impactante para o local, colocando a ciência e a inovação como motores do desenvolvimento socioeconômico.
“A integração do IAC em um Parque Tecnológico é uma oportunidade de elevar o papel da ciência em benefício da sociedade. A preservação do conhecimento acumulado e a ampliação de sua aplicação prática são os pilares dessa proposta, que tem tudo para tornar Jundiaí uma referência nacional em tecnologia e sustentabilidade”, destaca Humberto Cereser, gestor de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
17/05/2025
DB Schenker apresenta operação sustentável e reforça compromisso com Jundiaí
-
16/05/2025
Prefeitura de Jundiaí recebe delegação da Associação Brasil-Coreia do Sul
-
15/05/2025
3ª FENS nos Bairros movimenta R$ 176 mil e atrai mais de 2 mil visitantes na Região Sul de Jundiaí
-
15/05/2025
Jundiaí sedia o lançamento da 1ª Expo ESG e reforça compromisso com a sustentabilidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original