Jundiaí define datas e amplia capacitações para Operação Estiagem 2025
Publicada em 23/05/2025 às 14:05Reunião no CREAM alinha ações entre Defesa Civil, Fundação Serra do Japi, UGPUMA e outros órgãos; capacitações serão abertas à população
Nesta semana, representantes da Defesa Civil, Fundação Serra do Japi, Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Corpo de Bombeiros, Divisão Florestal e da Rede Integrada de Emergência (RINEM) se reuniram no Centro de Referência em Educação Ambiental de Jundiaí (CREAM) para definir diretrizes e datas das capacitações que integram a Operação Estiagem 2025.
Coordenada pela Defesa Civil municipal, a Operação é um plano de contingência que visa reduzir riscos de incêndios florestais e outros desastres relacionados à seca, com ações que se estendem de 1º de maio a 30 de setembro.

Capacitações abertas à população
Coronel Gimenez, coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, destacou que, além dos órgãos envolvidos, as capacitações serão abertas a toda a população. “Identificamos algumas datas para realizar a parte teórica da capacitação, que será ministrada pela Fundação Serra do Japi, a unidade de serviços da Divisão de Meio Ambiente, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Divisão Florestal e a RINEM. Essas aulas teóricas serão complementadas com práticas de combate a incêndios promovidas pelos bombeiros”, explicou.
Inicialmente, estão previstas quatro datas para as capacitações, mas o número pode aumentar conforme a demanda. “Pode ir para seis, oito ou até mais. Para nós, quanto mais pessoas puderem fazer essa capacitação, melhor. Assim terão conhecimento sobre o plano de emergência, as formas de acionamento e os cuidados necessários durante o período de baixa umidade, que aumenta a possibilidade de incêndios florestais”, acrescentou Gimenez.
Fundação Serra do Japi amplia atuação
Pela primeira vez, a Fundação Serra do Japi assumirá um papel ainda mais ativo na Operação Estiagem. “A partir deste ano, a Fundação sediará os treinamentos e também assumirá compromissos administrativos, funcionando como uma espécie de secretaria geral da operação”, informou Flávio Gramolelli, superintendente da entidade.
Gramolelli ressaltou que, além de preparar órgãos e a comunidade para o combate aos incêndios, o foco principal é a prevenção. Outro ponto enfatizado foi o impacto dos incêndios na saúde pública: “Já temos uma época de baixa umidade, com muitos problemas respiratórios. Quando se somam queimadas e fumaça, a situação piora. As UTIs ficam superlotadas, e isso gera uma demanda extra no sistema de saúde. A conscientização é fundamental, seja conversando com um vizinho que faz queimadas irregulares ou envolvendo as escolas para formar uma geração mais consciente.”
Fiscalização ambiental e atuação conjunta
A UGPUMA, por meio da Divisão de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, também integra a força-tarefa. Segundo Adriano Jhonny Molina Zonaro, chefe da divisão, a atuação do órgão ocorre conforme as denúncias chegam via canais como o 156, a Guarda Municipal ou a Defesa Civil.
Zonaro explicou a diferença entre queimada e incêndio: “Queimada é aquela doméstica, no fundo do quintal; incêndio é o florestal. A partir dessa análise, decidimos se aplicamos uma medida de educação ambiental ou uma penalidade administrativa.”
Para Zonaro, a principal contribuição da reunião foi reforçar a conscientização. “Cada participante acaba sendo um replicador de informação, e isso é essencial para prevenirmos os problemas antes que eles ocorram.”
Como participar das capacitações
As capacitações da Operação Estiagem 2025, que acontecerão em junho, serão abertas a toda a população de Jundiaí. As datas oficiais e os procedimentos para inscrição serão divulgados em breve pelos canais da prefeitura e dos órgãos envolvidos. A participação da sociedade é fundamental para ampliar o alcance das ações preventivas e reduzir os riscos associados ao período de seca.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
-
17/05/2025
Prefeito Gustavo Martinelli, gestores e órgãos ambientais acompanham força-tarefa de incidente no Jardim Tulipas
-
08/05/2025
Instalação de novos sensores conclui primeira etapa do projeto RESFRIA em Jundiaí
-
30/04/2025
Defesa Civil e Serviços Públicos realizam vistoria preventiva em árvores do Jardim Danúbio
-
28/04/2025
Jundiaí participa de curso nacional sobre emergências climáticas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original