Programa da Prefeitura reaproveita resíduos e apoia produção rural com cavaco verde
Publicada em 23/05/2025 às 08:00A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), realiza semanalmente a doação de cavaco verde, um material orgânico obtido a partir da trituração de galhos e folhas provenientes das podas de árvores realizadas no município. Rico em matéria orgânica, o cavaco verde é utilizado como cobertura do solo e tem beneficiado diversos produtores rurais, especialmente os viticultores, contribuindo para a conservação do solo, retenção de umidade e melhoria da fertilidade.

O agricultor Anderson Tomasetto, que cultiva uvas no bairro Traviú, é um dos beneficiados com a iniciativa. Nos últimos 30 dias o produtor recebeu cerca de 48 mil quilos do produto doados pela Prefeitura, que foram aplicados no parreiral.
“É uma excelente fonte de matéria orgânica para cobertura do solo. Ajuda a manter a umidade nos períodos de seca e impede a erosão durante as chuvas intensas. É um material excelente tanto para o solo quanto para a produção das uvas”, destacou Tomasetto.



Embora o uso do cavaco verde não acelere o tempo de cultivo, produtores que adotam a técnica relatam melhorias na estrutura do solo, maior fertilidade e resistência das plantas a doenças, devido à lenta decomposição da matéria orgânica.
Cavaco Verde
A assessora de Políticas Governamentais do Departamento de Limpeza Pública da UGISP, Airan Carlos Machado, explica que o cavaco verde é resultado da trituração de podas de árvores realizadas pela Prefeitura. Todo material é encaminhado ao Geresol, onde passa por separação e trituração. O cavaco verde segue um protocolo de destinação. Parte é utilizada pela Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam) em ações de paisagismo urbano, como praças e áreas públicas. O excedente é disponibilizado para doação a agricultores que estejam cadastrados no Departamento de Agronegócio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT).
“Todas as semanas a Prefeitura faz as doações. É uma forma do reaproveitamento correto e incentivo aos agricultores locais. Desta forma também estamos contribuindo com o meio-ambiente”, afirmou.


Retirada do cavaco verde
Os interessados em retirar o material no Geresol devem entrar em contato com o Departamento de Agronegócio através do número: (11) 91656-7988
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
26/05/2023
Subsecretária de Recursos Hídricos do Estado debate regionalização, em visita à DAE Jundiaí
-
06/01/2023
Coleta seletiva recolhe mais de cinco toneladas de recicláveis em 2022
-
02/09/2022
Alunos do Colégio São Vicente visitam o Geresol para aprendizagem sobre reciclagem
-
26/08/2021
Modelo sustentável: novas lixeiras começam a ser instaladas na cidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original