Maio Amarelo: ação educativa orienta motociclistas sobre segurança no trânsito em Jundiaí
Publicada em 24/05/2025 às 11:15Jundiaí chega à terceira semana do Maio Amarelo, o movimento global pela segurança no trânsito, com uma importante ação focada nos motociclistas. Nesta sexta-feira (23), foi realizada a “Operação Maio Amarelo – Educativa para Motociclistas” na Avenida Jundiaí (bolsão de estacionamento em frente ao Parque da Uva).
A iniciativa, que visa a conscientização sobre a importância do uso de equipamentos de proteção e da direção preventiva, ofereceu gratuitamente chaveiros e antenas corta-pipa com instalação, um item crucial para a segurança desses condutores, além de kits com folders informativos, adesivos refletivos e cordões, orientações sobre os chamados pontos cegos dos veículos de grande porte – tema abordado por meio de um caminhão posicionado para demonstrar a limitação de visibilidade dos motoristas em relação às motos.

Jackson dos Santos participou da ação e comentou que os pontos cegos dos veículos maiores é um fator crucial para a segurança dos motociclistas.”O motociclista só é visto mesmo quando ele está bem na lateral, na direção do motorista do veículo ou bem atrás se o motociclista for baixo. Às vezes o caminhão também é alto, o motociclista está atrás e o caminhão não está vendo ele, né? Tem que ter essa consciência de que ele não está sendo visto”, comentou.
A operação contou com a parceria do Grupo Motiva (antiga CCR) e DETRAN/SP, além do efetivo da Polícia Militar, Guarda Municipal, Fiscalização e Educação para o Trânsito.
A ação reforça a fragilidade dos motociclistas no trânsito e a necessidade de um cuidado redobrado. João Moacir da Silva, gerente de Operações do Grupo Motiva (antiga CCR), ressaltou a importância da instalação das antenas corta-pipa para minimizar acidentes com linhas de cerol. “A fragilidade desses personagens do trânsito e a falta de cuidado, leva muitas vezes a acidentes que causam sequelas graves e permanentes, o que impacta diretamente na vida do próprio motociclista, do passageiro e das suas famílias, por isso é muito importante realizarmos ações educativas envolvendo esse público”, comentou.
Álvaro Carneiro, chefe de Fiscalização de Trânsito da Superintendência Jundiaí do DETRAN-SP, reforçou a necessidade de empatia e cautela. “O motociclista precisa pilotar de forma preventiva, entendendo que muitas vezes não é visto pelos motoristas de carros ou caminhões. Cerca de 30% dos acidentes fatais no trânsito envolvem motociclistas. A campanha nos lembra: ‘Desacelere, seu bem maior é a vida’. Se não for por você, pense em quem está em casa esperando sua chegada.”



Samara Fischer, chefe de setor de atendimento do DETRAN-SP, compartilhou uma experiência pessoal e reforçou o apelo à conscientização. “Infelizmente, a moto é mais vulnerável. Já sofri um acidente ao ser fechada por outro veículo. Falta muito respeito e atenção no trânsito. A conscientização precisa acontecer não só entre os motociclistas, mas também entre motoristas de carros e caminhões.”
Para José Carlos Sacramone, Gestor de Mobilidade e Transportes de Jundiaí, a campanha do Maio Amarelo, e em especial esta operação voltada aos motociclistas, é um pilar fundamental para a segurança viária da cidade. “Em Jundiaí, a vida é a nossa prioridade máxima no trânsito. A conscientização e o uso correto dos equipamentos de proteção individual, como o capacete e a antena corta-pipa, não são apenas recomendações, são atitudes que salvam vidas. Entendemos que o motociclista é um dos elos mais vulneráveis no complexo cenário do trânsito. Por isso, ações educativas como esta são imprescindíveis. É um convite à reflexão, à prudência e ao respeito mútuo. Que cada motociclista que participou hoje leve para casa a mensagem de que a sua segurança e a dos seus entes queridos dependem de suas escolhas no trânsito. Dirija consciente, dirija pela vida. Juntos, faremos de Jundiaí um exemplo de segurança e respeito no trânsito”.
A Prefeitura de Jundiaí reforça que a programação do Maio Amarelo segue durante todo o mês, com atividades educativas e preventivas em diferentes regiões da cidade. Acompanhe pelas redes sociais e site oficial.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
24/05/2025
Interdição de Trânsito na Av. Nove de Julho neste domingo (25)
-
23/05/2025
Maio Amarelo: Jundiaí leva educação para o trânsito a escolas, empresas e espaços públicos
-
23/05/2025
Prefeitura de Jundiaí avança em tratativas para obras de transposição na Via Anhanguera
-
20/05/2025
Transporte Público: Linha 542 Terminal Eloy Chaves – Jardim Novo Horizonte terá novo horário a partir desta quarta-feira (21)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original