Jundiaí dá início à Taça das Favelas 2025 com apoio da Prefeitura e grande mobilização das comunidades
Publicada em 01/06/2025 às 14:50A manhã deste sábado (31) marcou a abertura oficial da Taça das Favelas 2025 em Jundiaí. O Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Francisco Dal Santo, na Vila Rami, foi o palco do evento, que reuniu autoridades, representantes da Central Única das Favelas (CUFA), organizadores, atletas e familiares para celebrar o início da competição, considerada o maior torneio de futebol entre seleções de favelas do mundo.
Em sua terceira edição no município, a Taça das Favelas é realizada pela CUFA com apoio da Prefeitura de Jundiaí, que disponibilizou o espaço para os jogos, além de garantir o transporte das equipes

Durante a abertura, o presidente da CUFA, Eduardo Festa, destacou o impacto positivo do torneio na vida dos jovens e das comunidades. “A Taça das Favelas é um evento que dá visibilidade à favela e coloca o morador como protagonista. Normalmente, quem é da favela é invisibilizado. Aqui, durante dois meses, os holofotes estão voltados para dentro das comunidades. Todo mundo se mobiliza — seja para conseguir uniforme, lanche ou transporte. É um movimento coletivo muito importante”, afirmou.
Além do aspecto esportivo, a competição também promove transformações sociais relevantes. “Temos relatos de jovens que, por conta da Taça, passaram a ter um comportamento melhor em casa e na escola. Isso porque as lideranças comunitárias acompanham boletins escolares e orientam os participantes ao longo do ano. Muitos atletas também acabam sendo convidados para testes em equipes profissionais, ampliando suas oportunidades”, completou Festa.

O prefeito Gustavo Martinelli esteve presente e reforçou o compromisso do poder público com o esporte e as comunidades. “A Taça das Favelas é o maior torneio do mundo nesta categoria. Tenho certeza de que Jundiaí terá excelentes representantes na etapa estadual. Para mim, que fui administrador deste complexo esportivo aos 18 anos, é uma alegria enorme voltar como prefeito. O esporte transforma vidas e estamos investindo na revitalização dos nossos espaços esportivos”, declarou.

Primeiros jogos
Após a solenidade, o prefeito Gustavo Martinelli e o presidente da CUFA, Eduardo Festa, deram o chute inicial, marcando simbolicamente a abertura da competição. Logo em seguida, a bola rolou para o primeiro jogo, que colocou frente a frente as equipes masculinas de Nambi e Tamoio. As disputas seguem ao longo do final de semana, com partidas das categorias masculina e feminina, reunindo jovens atletas de diversas comunidades de Jundiaí.
Ingresso solidário
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Ellen Camila Martinelli, também participou da cerimônia, representando a entidade responsável pela ação do ingresso solidário. Nesta edição, o evento promove a arrecadação de alimentos, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade, reforçando o caráter social da competição.
Participaram ainda da cerimônia os vereadores Edicarlos Vieira, presidente da Câmara, João Victor, Dika Xique Xique, Faouz Taha, Daniel Lemos e Rodrigo Albino.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
06/07/2025
Domingo de decisão: Taça das Favelas 2025 consagra campeões em Jundiaí com apoio da Prefeitura
-
05/07/2025
Ginásio do Bolão recebe 13ª edição do Festijun da Ginástica Artística com participação de 450 crianças
-
04/07/2025
Jundiaí recebe neste domingo (6) as finais da Taça das Favelas 2025
-
27/06/2025
Jundiaí sedia semifinais da Taça das Favelas 2025 neste domingo (29)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original