Audiência marca início da construção coletiva do plano da PNAB em Jundiaí

Publicada em 11/06/2025 às 15:30

Na noite da última segunda-feira (9), a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realizou a primeira das três audiências públicas que compõem a nova fase da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) em Jundiaí. O encontro aconteceu na Sala Glória Rocha, no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro, reunindo cerca de 80 pessoas, entre artistas, membros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e representantes da gestão.

Primeira reunião apresentou dados do cadastro municipal e abriu espaço para debate sobre a destinação dos recursos

A audiência teve como objetivo apresentar dados e esclarecer dúvidas sobre o plano de ação que será enviado ao Ministério da Cultura, incluindo a distribuição dos recursos previstos nesta etapa da PNAB. O município de Jundiaí deve receber aproximadamente R$ 2,8 milhões, que será aplicado em editais públicos voltados à produção artística local, com base nas definições das câmaras setoriais do Conselho. Esses editais vão contemplar inúmeras linguagens artísticas, fomento das redes de Pontos de Cultura e subsídio visando à manutenção de espaços, ambientes, iniciativas artístico-culturais, grupos, coletivos e companhias. 

A abertura da reunião foi conduzida pela gestora da UGC, Clarina Fasanaro, que destacou a importância do diálogo para a construção de uma política cultural democrática e inclusiva. “Esse diálogo com a sociedade civil é extremamente salutar para que a gente consiga, de fato, construir uma política pública adequada, dividir os recursos de forma a abranger todas as linguagens, cada uma com sua especificidade”, afirmou. “A elaboração tem que ser conjunta, inclusive porque o Fundo Municipal de Cultura é gerido em parceria com o Conselho”, completou.

Clarina Fasanaro, gestora da UGC, falou sobre os critérios propostos para distribuição dos recursos da PNAB

Após a apresentação, os participantes tiveram espaço para perguntas e contribuições, o que ampliou o debate sobre critérios de distribuição dos recursos e metodologia de elaboração dos editais. Para o presidente do CMPC, Lucas Moreira, o encontro foi um passo importante na consolidação da proposta local.

“O CMPC participa da construção da PNAB por meio da consulta aos artistas, técnicos e agentes culturais dos setores representados pelas Câmaras Setoriais. Essas escutas geram um documento que é deliberado pelo Conselho e, depois, encaminhado à Secretaria de Cultura para ajustes técnicos e envio à plataforma do Governo Federal”, explicou Lucas. “Foi uma reunião bastante construtiva, um bom ponto de partida para esta etapa.”

Lucas também ressaltou a importância da participação direta dos agentes culturais na formulação das políticas públicas. “Se desejamos por um programa continuado, precisamos que haja um sentimento de pertencimento por parte da população. Só assim conseguiremos efetividade, qualidade e solidez em uma política de Estado”, disse.

Lucas Moreira participou da audiência e reforçou o papel do CMPC na construção do plano de ação da PNAB

As próximas audiências estão marcadas para os dias 23 e 30 de junho, sempre às 19h, também na Sala Glória Rocha. Os encontros são abertos ao público e fazem parte da estratégia municipal de escuta ativa e construção coletiva da política cultural.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/06/11/audiencia-marca-inicio-da-construcao-coletiva-do-plano-da-pnab-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original