Programação audiovisual e formativa segue em cartaz na sala de cinema do Espaço Expressa
Publicada em 26/06/2025 às 14:25Por meio da parceria entre a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura e a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado, a Sala São Paulo-Minas – mais conhecida como Sala de Cinema do Espaço Expressa – tem recebido uma extensa programação audiovisual e formativa pelo projeto Pontos MIS.
Sempre com entrada gratuita, a programação já trouxe este ano exibições de produções nacionais e internacionais diversas, além de participar da Mostra Livre com curtas-metragens e da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos (MCDH). Isso sem contar as oficinas formativas, com temas como efeitos especiais e de criação de roteiro.
Na última terça-feira (24), foi a vez da oficina “Direção de arte em cena”, que contou com mediação da figurinista e diretora de arte Maria Cecília Amaral. Antes de os participantes desenvolverem um trabalho prático de decupagem acerca de direção de arte, a parte teórica da atividade lançou um olhar sobre a arte, iluminação, figurino e os bastidores de diversas produções, como “Metrópolis”, de Fritz Lang, e “O Gabinete do Dr. Caligari”, de Robert Wiene, além de outros clássicos do Expressionismo alemão e sua influência estética em obras do cineasta Tim Burton e produções nacionais.

Heloísa Franco e João Pedro Mazzeto são estudantes de Cinema e decidiram participar da oficina “Direção de arte em cena”, como complemento para o conteúdo que veem na faculdade. A ideia surgiu da Heloísa, que recebeu a divulgação em seu celular e convidou o amigo. “Eu acho que os estudantes de Cinema precisam entender muito bem tudo o que está envolvido na produção e a questão da arte é algo muito interessante. Quero me dedicar à direção de fotografia, mas isso dialoga muito com a direção de arte”, comentou a jovem de 18 anos, moradora do Eloy Chaves.
Para João Pedro, de 19 anos, o motivo também é a sua formação. “Os temas se conectam muito. A parte de que mais gosto é a direção e sou também artista plástico e desenhista. Sem contar as referências todas da oficina no que diz respeito a filmes, como ‘Metrópolis’, um clássico”, comentou o jovem, que reside no Vianelo.

Mais programação
Ainda como parte das atrações do projeto Pontos MIS, a sala de cinema recebe neste sábado (28), a partir das 15h, a exibição do filme “Laerte-se”. A produção nacional, de 2017, tem direção de Lygia Barbosa e Eliane Brum e duração de cerca de 100 minutos. A entrada gratuita e por ordem de chegada conta com 90 lugares, com classificação etária de 14 anos.
O Espaço Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760 (antigo Complexo Fepasa). Toda a programação do projeto pode ser conferida na Agenda Cultural.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
14/07/2025
Orquestra Municipal leva seu concerto de julho de volta para a igreja da Vila Arens
-
13/07/2025
Cultura convoca artistas para a última audiência pública da PNAB nesta segunda (14)
-
12/07/2025
2ª edição do ‘Sabores da Gente’ movimenta o Espaço Expressa e valoriza produtores locais
-
12/07/2025
Sexta no Centro especial Dia do Rock anima a Praça da Matriz com muita música e diversão
Baixe as fotos desta notícia na resolução original