Cia. Jovem recebe visita especial da SP Escola de Dança para dia de atividades e intercâmbio

Publicada em 30/06/2025 às 14:11

Para a sua rotina de ensaios e atividades, a Cia. Jovem de Dança recebeu no Espaço Expressa a visita especial de um grupo de estudantes São Paulo Escola de Dança (SPED). Com foco no intercâmbio de produção daquela linguagem artística, a visita para conferir o trabalho do corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí foi um pedido da escola paulistana, cuja mantenedora é a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e que tem gestão da Associação Pró-Dança.

“Dentro das propostas de nossos cursos regulares profissionalizantes, dos quais estes jovens fazem parte, temos uma série de ações paralelas e de intercâmbio e, articulado pela nossa diretora Inês Bogéa, surgiu a proposta de vir para Jundiaí. Ficamos muito impressionados com a robustez da estrutura, quantidade de ações e recursos envolvidos, além da forma arrojada com que o trabalho é conduzido e aponta para o desenvolvimento social por meio do fazer cultural e artístico”, comentou Thiago Arruda, coordenador de Oportunidades e Projetos da SPED, que acompanhou os cerca de 30 jovens.

Na Sala Fepasa do Espaço Expressa, Cia. jundiaiense apresentou duas das coreografias de seu repertório

A visita teve início na Sala Fepasa, onde a Cia. realiza seus ensaios e apresentou aos visitantes sua rotina inicial diária de aquecimento. Em seguida, os bailarinos performaram duas das coreografias de seu repertório: “Aquilo que guardo”, obra assinada por Sarah Raquel que propõe um mergulho no universo poético da cantora Elis Regina, e “Hu.ga”, coreografia de Alex Soares que traz em seu nome a transcrição fonética da expressão “hygge”, conceito associado ao afeto fraterno e intimidade de alma buscados pelos dinamarqueses durante o inverno europeu rigoroso.

Após acompanharem o aquecimento e as apresentações de coreografias da Cia. Jovem, os bailarinos e equipes de ambos os grupos se deslocaram para a Sala São Paulo Minas, a sala de cinema do Expressa, para um bate papo e troca de experiências e impressões. Os visitantes puderam conferir também materiais audiovisuais produzidos pela companhia jundiaiense, como a série de vídeos produzidos para o Mês do Patrimônio de 2021 e que rendeu ao grupo um de seus Prêmios da APCA.

No grupo da SPED, a jovem Jéssica Ramalho, de 29 anos, compartilhou sua impressão positiva do grupo e do dia de atividades. “Conheci o trabalho da Cia. Jovem no Enredança do ano passado, do qual participei com a escola em que trabalho, de Caieiras. Já na abertura do festival, fui impactada com a participação deles na abertura, quando apresentaram as coreografias ‘Dança pra Lua’ e ‘Aquilo que guardo’, que pude rever hoje numa perspectiva diferente. São poucas as Prefeituras que lidam assim financeiramente com a produção artística e dão uma oportunidade para o artista da Dança para além de lecionar. Que bom seria se outras Prefeituras também tivessem esta iniciativa”, comentou a jovem, que cursa Técnicas de Dança Moderna e Contemporânea na SPED.

Alex Soares, diretor artístico da companhia jundiaiense, ressaltou a importância da visita. “Com esta visita da SPED, é mais uma parceria que se estreita com a nossa companhia, que tem em seu perfil jovem uma importante frente formadora e propulsora de talentos na dança, representada por muitos de nossos antigos bailarinos que, atualmente, atuam no Brasil e no mundo. A Cia. Jovem é um motivo de orgulho para Jundiaí e, neste espaço de seu pertencimento à cidade, chega por meio destas visitas e parcerias ao conhecimento de novos públicos.

A visita pelo Espaço Expressa foi conduzida pelas produtoras dos corpos artísticos e incluiu ainda diversas imediações do equipamento cultural, como a Sala Santos-Jundiaí de espetáculo, a plataforma Turística, o Museu dos Ferroviários e as salas de ensaios de outros corpos artísticos, como o espaço dos Corais Municipais e a Sala São Paulo Railway, onde os visitantes também foram recebidos pelo elenco e equipe técnica da Companhia de Teatro de Jundiaí.

Na Sala São Paulo-Minas de cinema, os grupos assistiram a materiais produzidos com coreografias e conduziram uma troca de experiências

Antes do voltar para a capital, no período da tarde, o grupo visitou o Centro Histórico de Jundiaí, passando pelo Teatro Polytheama e pela Sala Glória Rocha do Centro das Artes, principais palcos para as apresentações da Cia. Jovem de Dança em Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/06/30/cia-jovem-recebe-visita-especial-da-sp-escola-de-danca-para-dia-de-atividades-e-intercambio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original