Jundiaí firma parceria com A.C. Camargo para ações voltadas ao tratamento do câncer
Publicada em 04/07/2025 às 12:00A Prefeitura de Jundiaí firmou um acordo de cooperação técnica com o Hospital A.C. Camargo, uma das maiores referências em tratamento oncológico na América Latina, para aprimorar o tratamento do câncer na cidade. A formalização da parceria, sem custos para a cidade, foi publicada na Imprensa Oficial desta quarta-feira (02). Em reunião no Paço Municipal, detalhes foram discutidos com o prefeito Gustavo Martinelli.
O projeto será desenvolvido em várias etapas, incluindo a realização de questionários, entrevistas, diagnóstico situacional do Município na área oncológica, revisão e qualificação das filas de espera, além de treinamentos para a rede de atendimento desde a Atenção Primária até a Alta Complexidade. Também estão previstas a elaboração de protocolos para o diagnóstico precoce, o estabelecimento de linhas de cuidado oncológico e a capacitação dos profissionais de saúde.
“O A.C. Camargo é uma referência em tratamento de câncer e trará muitos benefícios para a nossa população. Estamos comprometidos em reduzir as filas de espera que persistiram por anos, especialmente na oncologia. Com a experiência dessa instituição, teremos mais ações efetivas de prevenção e tratamento, aprimorando os serviços de saúde da nossa cidade”, destacou o prefeito.

A gestora de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci, também enfatizou a importância do olhar em conjunto para a oncologia a partir dessa cooperação. “O perfil epidemiológico dos cânceres está mudando e precisamos de projetos inovadores para garantir que as pessoas tenham acesso mais rápido aos cuidados, aumentando a eficácia dos tratamentos e a qualidade de vida. O A. C. Camargo compartilhará a sua expertise conosco, olhando o todo para termos um melhor regramento, considerando não somente a qualidade do atendimento, mas a organização do acesso dos pacientes oncológicos ao tratamento”, complementou.
Para a diretora de impacto social do A.C. Camargo, Ana Paula Pinho, a parceria tende a ser mais um case de sucesso da instituição. “É uma honra para nós. Vamos trazer o olhar de câncer center para a reabilitação e para a Atenção Primária, o que é um diferencial. Esperamos que Jundiaí seja um exemplo para cidades do mesmo porte na implantação de política municipal de oncologia”, frisou.
A apresentação do projeto também contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ellen Camila Martinelli; da gestora de Inovação e Relação com o Cidadão, Paola Faria; da esposa do vice-prefeito, Ana Paula Benassi; e de diretores da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
04/07/2025
Vacinação contra a gripe supera cobertura de 2024, mas Prefeitura segue focada em atingir a meta do Ministério da Saúde
-
03/07/2025
Hospital São Vicente reforça atendimento de urgência com 14 leitos no Pronto-socorro Adulto
-
02/07/2025
Julho Amarelo: Saúde incentiva testagem e vacinação contra hepatites
-
30/06/2025
VISAM realiza ação para avaliação de risco de arboviroses
Baixe as fotos desta notícia na resolução original