Previsão indica mínima de 9°C e cuidados com população vulnerável de Jundiaí continua

Publicada em 04/07/2025 às 08:00

A partir desta sexta-feira (4), há previsão de queda acentuada de temperatura nas regiões de Campinas e Sorocaba, conforme alerta emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. As temperaturas mínimas devem chegar aos 9°C, especialmente no fim da madrugada e início da manhã do final de semana.

Para proteger as pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas em situação de rua, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), já ampliou significativamente a estrutura de acolhimento. Ao todo, são 210 vagas disponíveis – número que representa o dobro da capacidade usual. Além disso, de forma inédita, o Centro Pop foi adaptado para o pernoite, oferecendo 36 vagas emergenciais.

Durante o período de vigência da operação, a equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) atua 24h de forma ininterrupta. As ações em campo começam a partir das 14h, com foco na orientação e no encaminhamento das pessoas aos abrigos, antes da queda mais brusca na temperatura. À noite, as abordagens continuam, mesmo com os desafios de convencimento, sobretudo em casos de pessoas debilitadas pelo uso de álcool ou outras substâncias psicoativas.

“A Operação Noites Frias é acionada sempre que a previsão indica temperatura mínima igual ou inferior a 13°C. Nosso objetivo é garantir proteção e dignidade à população em situação de rua, com estrutura adequada, alimentação e itens de higiene. Contamos com uma rede integrada de atendimento e também com o apoio da população”, explica a gestora da UGADS, Luciane Mosca.

Kits de inverno
Além do acolhimento com cama, banho e alimentação, as equipes distribuem kits de proteção com cobertores, toucas, meias, luvas e, neste ano, também mantas térmicas, que garantem maior retenção de calor corporal.

Durante esse período, o Centro Pop também teve o horário de funcionamento ampliado, ficando aberto até as 19h para acolhimento e encaminhamento dos usuários.

Apoio integrado
A ação conta com o suporte da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), que intensifica as rondas e atua de forma integrada com a UGADS. Em situações emergenciais, a Defesa Civil também pode ser acionada pelo telefone 199.

Como a população pode ajudar
A colaboração da população é essencial. Ao identificar pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade, é possível acionar o SEAS pelo WhatsApp (11) 98531-0146. As equipes estão preparadas para atender, orientar e oferecer o acolhimento necessário durante os dias mais frios do ano.

Assessorias de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/07/04/previsao-indica-minima-de-9c-e-cuidados-com-populacao-vulneravel-de-jundiai-continua/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original