Intervenção na Av. Armando Giassetti melhora fluxo do transporte coletivo e reduz tempo de trajeto
Publicada em 10/07/2025 às 08:00A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), por meio da Engenharia da Mobilidade, realizou uma importante intervenção na Av. Armando Giassetti, visando melhorar a fluidez do trânsito e reduzir o tempo de deslocamento dos ônibus nos horários de pico. As ações incluíram a adequação da sinalização, a retirada de uma restrição de circulação em uma das faixas e a readequação geométrica de rotatórias, com o objetivo de aumentar a capacidade de circulação da via.
O trecho contemplado, com aproximadamente 600 metros de extensão, apresentava tempos de travessia de até 7 minutos para os ônibus do transporte coletivo. Com as alterações implantadas, esse tempo caiu para cerca de 2 minutos em condições normais de fluxo, um ganho de 5 minutos que, somado a outros pontos de melhoria ao longo dos itinerários, representa uma expressiva economia operacional e mais eficiência para os usuários, evitando assim atrasos nas linhas.


Segundo Ana Paula Silva, diretora do Departamento de Engenharia de Mobilidade, o projeto partiu de um estudo técnico detalhado sobre o comportamento do tráfego na região. “Estudamos o comportamento do tráfego na região e identificamos que pequenas mudanças estruturais, como a readequação geométrica das rotatórias, poderiam ter grande impacto. A fluidez que conseguimos comprova a eficácia da intervenção”, afirmou.
Os dados coletados antes e depois da intervenção mostram os resultados positivos:
Trecho 1 – Do posto até a rotatória da Ozanam (370 metros):
- Antes: medido em 03/06, às 08h36
- Velocidade média: 5,69 km/h
- Tempo de percurso: 3min e 54s
- Depois: medido em 02/07, às 08h30
- Velocidade média: 35,81 km/h
- Tempo de percurso: 37s
Trecho 2 – Da rotatória da Ozanam até a rotatória do túnel (210 metros):
- Antes: medido em 03/06, às 08h36
- Velocidade média: 9,19 km/h
- Tempo de percurso: 1min e 22s
- Depois: medido em 02/07, às 08h30
- Velocidade média: 33,18 km/h
- Tempo de percurso: 23s

Monitoramento extraído do Waze for cities.

Monitoramento extraído do Waze for cities.
Esses trechos são percorridos diariamente pelas linhas 570 (Distrito), 579 (Novo Horizonte), 947 e 974 (Terminal Eloy Chaves), beneficiando centenas de passageiros.
De acordo com Bruno Palhari, diretor do Departamento de Transporte Público, o impacto na operação do transporte coletivo é imediato. “Reduzir o tempo de trajeto em cinco minutos pode parecer pouco, mas para quem depende do ônibus todos os dias, isso significa menos espera, mais previsibilidade e mais qualidade de vida. Essa economia se soma a outras melhorias e impacta positivamente toda a operação.”
Já o gestor da UGMT, José Carlos Sacramone, destacou o trabalho conjunto entre as equipes envolvidas como fator determinante para o sucesso da ação. “Essa ação só foi possível graças à atuação integrada entre os departamentos da UGMT. A meta é entregar uma cidade com mobilidade mais eficiente, com foco na coletividade e no transporte público como prioridade”, afirmou Sacramone.
A UGMT seguirá monitorando o comportamento do tráfego no local para avaliar possíveis ajustes e considera replicar o modelo em outros pontos estratégicos da cidade.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
08/07/2025
‘Não deixe um acidente contar sua história’ – campanha alerta para o alto índice de mortes de motociclistas em Jundiaí
-
28/06/2025
Interdição no trânsito neste sábado (28) para a realização de Corrida Noturna
-
21/06/2025
Com aumento de 200% nas mortes no trânsito, Prefeitura de Jundiaí reforça ações de conscientização
-
18/06/2025
Alterações nas linhas de ônibus devido ao feriado de Corpus Christi nesta quinta (19)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original