Em parceria com os Bombeiros, Educação promove formação em primeiros socorros para equipes dos territórios educativos
Publicada em 15/07/2025 às 09:53A Unidade de Gestão de Educação (UGE) realizou uma formação básica sobre Primeiros Socorros para cerca de 20 agentes que atuam nas iniciativas educacionais dos parques e outros serviços municipais. Viabilizada pelo Núcleo de Sustentabilidade da UGE em parceria com o 19º Grupamento de Bombeiros de Jundiaí, a atividade foi conduzida na Casa Catavento e teve a mediação do Cabo PM De Brito.
A supervisora do Núcleo de Sustentabilidade da UGE, Marina Formis, contextualizou a importância do encontro. “Como este tipo de conhecimento e procedimento, que são uma realidade nas escolas da rede municipal de ensino, quisemos leva-los também aos agentes que atuam nos territórios educativos, principalmente dos parques municipais. Além do atendimento à legislação, como da Lei Lucas, trata-se também do olhar cuidadoso do programa Escola da Gente para as crianças, suas famílias e os colaboradores de cada segmento.”

Participaram do encontro representantes das equipes envolvidas no educativo do Parque da Cidade, Mundo das Crianças, Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), Jardim Botânico, Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol), o Núcleo de Vivências de Águas da DAE, além de iniciativas vinculadas diretamente à UGE, como o Centro de Referência em Educação Ambiental (Cream) e o Vale Verde.
De Brito abordou em sua formação desde as áreas de atuação do Corpo de Bombeiros e os procedimentos para o correto acionamento em caso de urgência, até mesmo as condutas básicas para os primeiros socorros de vítimas de paradas cardiorrespiratórias e outros eventos. O encontro contou ainda com um destaque especial para as obstruções de vias aéreas por corpos estranhos (OVACE), popularmente conhecidas como engasgamento e as manobras de compressão abdominais adequadas conforme o perfil da vítima: bebês, crianças, adultos, pessoas obesas e gestantes.

Além da parte teórica do procedimento, De Brito contou com as participações dos agentes em exercícios práticos com bonecos para aplicação das manobras e tapotagem com o calcanhar da mão.
A Valéria Sala é bióloga do Jardim Botânico e aproveitou para compartilhar uma experiência recente que teve com engasgamento. “Há cerca de oito meses, engasguei com um pedaço de carne que experimentei enquanto cozinhava. Eu já conhecia a manobra, mas quem estava comigo não. Tentei explicar, mas com a condução errada e excesso de forças, acabou por trincar uma costela minha. Felizmente, conseguiram chegar alguém e hoje posso contar esta história, por isso a importância deste encontro.”
A formação ao grupo prevê ainda um próximo encontro, na semana que vem, destinado aos cuidados específicos contra ataques de animais peçonhentos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
23/08/2025
Alunos da EMEB Maria Lucia Massarente Klinke recebem vivência musical
-
22/08/2025
Mutirão de Saúde no Parque da Cidade: FMJ leva atendimento gratuito à população neste sábado (23)
-
19/08/2025
Estudantes do Centro de Línguas participam de vivência em língua francesa com canadenses em visita ao Brasil
-
14/08/2025
Escola da Gente: Educação lança projeto ‘Origem’ no Ciempi com foco em sustentabilidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original