Prefeitura de Jundiaí estuda parceria com Rede VOA para oferta de cursos profissionalizantes

Publicada em 17/07/2025 às 14:08

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), iniciou tratativas com a concessionária Rede VOA, responsável pela gestão do Aeroporto Comandante Rolim Adolfo Amaro, com o objetivo de viabilizar a implantação de cursos profissionalizantes gratuitos voltados ao setor da aviação. A proposta é fomentar a qualificação técnica e ampliar as oportunidades de empregabilidade para a população jundiaiense.

O gestor da UGDECT, Humberto Cereser, acompanhado do diretor de Ciência e Tecnologia, Tiago Antunes, do diretor de Fomento à Indústria, Gilson Pichioli, e do assessor Mark Willian, esteve na sede da Rede VOA, localizada no próprio aeroporto, para conhecer de perto o projeto e dar início às articulações institucionais. A reunião também contou com a presença do CEO da Rede VOA, Marcel Moure; da diretora da ETEC Benedito Storani (BeSt), Fabiana Lourençon Moraes; e do professor Eduardo Alvarez, responsável pelo Centro de Enologia do Estado de São Paulo.

A proposta em estudo prevê a implantação de um centro tecnológico de ensino em uma área da ETEC BeSt, com salas de aula e laboratórios voltados à formação técnica na área da aviação, como o curso de mecânico de aeronaves. A Rede VOA ficaria responsável por identificar a demanda e viabilizar a estrutura junto aos hangares do aeroporto, enquanto o Centro Paula Souza trataria com o Governo do Estado de São Paulo sobre as condições para a execução das obras e a certificação dos cursos.

“Nosso papel é promover ações que contribuam com a qualificação e o desenvolvimento profissional da população. Jundiaí tem vocação para inovação e logística, e enxergamos nessa parceria uma oportunidade concreta de preparar a nossa mão de obra para áreas com grande demanda, como é o caso da aviação”, destaca o gestor Humberto Cereser.

Segundo o CEO da Rede VOA, Marcel Moure, a escassez de profissionais qualificados no setor aeronáutico torna o projeto ainda mais relevante. “Existem cursos da ANAC relacionados à aviação que são escassos no mercado, como AVSEC, SGSO e o de mecânica de aeronaves. Talvez possamos ter esses cursos técnicos juntos, assim como formação de bombeiros de aeródromo e até mesmo de operadores para as torres de controle. E com essa parceria ganhamos força para que essas capacitações se tornem realidade.”

A diretora da ETEC BeSt, Fabiana Lourençon Moraes, reforçou o papel do Centro Paula Souza na oferta de ensino técnico gratuito em todo o Estado. “O Centro Paula Souza tem como função justamente oferecer capacitação profissional em instituições por todo o estado de São Paulo, e precisamos apenas que essa demanda seja criada. Temos atualmente 228 unidades e procuramos oferecer cursos específicos de acordo com a realidade e necessidade de cada município ou região.”

A iniciativa segue em fase inicial de planejamento, mas representa um passo importante na ampliação da política de desenvolvimento econômico sustentável de Jundiaí, que busca, cada vez mais, alinhar educação, inovação e empregabilidade.

Agora, a Rede VOA e a Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia da Prefeitura, com o apoio da ETEC Benedito Storani, começarão a tratar as possibilidades de instalação da infraestrutura necessária à implantação do Projeto.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação Rede VOA


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/07/17/prefeitura-de-jundiai-estuda-parceria-com-rede-voa-para-oferta-de-cursos-profissionalizantes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original