Caminhadas mediadas por patrimônios da cidade estão com inscrições abertas para o segundo semestre
Publicada em 18/07/2025 às 14:08A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) está com inscrições abertas para as Caminhadas Mediadas a bens culturais do Município a ser realizadas no segundo semestre deste ano.
A iniciativa faz parte das frentes de atuação do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) para educação patrimonial, democratização e salvaguarda das memórias do Município de Jundiaí e, contará, no mês de agosto, com edições especiais que integrarão o Mês do Patrimônio Histórico e Cultural deste ano.
Para os interessados em geral, estão previstas dez edições, com inscrições disponíveis por meio de formulário on-line. Ainda no mês de julho, a próxima caminhada será a do “Espaço Expressa – Arqueologia das antigas Oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro”, no dia 26.

Em agosto, as caminhadas previstas farão parte da programação do Mês do Patrimônio. No dia 09, será mais uma edição da “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra”, com inscrições já abertas no formulário.
Também estão previstas edições especiais de caminhadas pelo bairro do Traviú, nos dias 16 e 17; uma caminhada Mediada Ambiental pela Serra do Japi no dia 23 e outra na Mata Ciliar no dia 24, e uma edição do “Centro Histórico – Patrimônios Culturais da Colina”, no dia 30, juntamente com uma Gincana Urbana, para o encerramento do Mês. Para essas edições temáticas, as inscrições serão divulgadas em breve no site da programação.
No mês de setembro, no dia 13 tem mais uma “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra” e no dia 27 a da “Vila Arens e a Industrialização”. Já em outubro, a “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra” tem mais uma edição no dia 11.
Em novembro, estão previstas três caminhadas aos sábados: no dia 1º, a da “Arquitetura Sacra – do Período Colonial ao início da República”; no dia 22, da “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra”; e no dia 29, pelo “Espaço Expressa – Arqueologia das antigas Oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro”.
E no dia 13 de dezembro, a última caminhada mediada aos sábados prevista para este ano será com mais uma edição da “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra”.

Já para os interessados em realizar as caminhadas em grupos, sejam eles escolares ou de outros segmentos, as caminhadas são realizadas às quartas-feiras, conforme disponibilidade e agendamento. Os grupos interessados devem entrar em contato com o DPH pelo telefone 4589-6824 ou pelo e-mail [email protected].
Com exceção da Rota Afro, que vai das 8h às 13h e tem itinerário a pé e com ônibus gratuito fornecido pela Prefeitura, todas as demais caminhadas contêm itinerário integralmente a pé e duração média de três horas, das 9h às 12h.
Todos os detalhes e os formulários para inscrição podem ser encontrados na Agenda Cultural.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/07/2025
Biblioteca Municipal recebe ‘Geekoteca’ neste sábado (19), com concurso Cosplay e atividades do Dia da Animação
-
17/07/2025
Programação do 5º Festival de Curtas-Metragens começa nesta sexta (18) com exibições gratuitas
-
15/07/2025
Festival de Curtas-Metragens contará com programação de palestras e masterclasses gratuitos
-
14/07/2025
Orquestra Municipal leva seu concerto de julho de volta para a igreja da Vila Arens
Baixe as fotos desta notícia na resolução original