Formatura marca encerramento de curso de Cinotecnia da GMJ com integração regional

Publicada em 21/07/2025 às 14:03

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), por meio da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM) realizou a formatura de mais uma turma do curso de Cinotecnia, voltado à capacitação de condutores de cães policiais. A cerimônia aconteceu na Base do Canil da GMJ, onde o curso foi ministrado, no bairro do Medeiros, e reuniu autoridades, familiares e representantes de Guardas Municipais de cinco cidades participantes.

Formatura do curso de Cinotecnia reuniu autoridades, guardas municipais de seis cidades e familiares na Base do Canil da GMJ

Com carga horária de 120 horas, o curso formou 15 guardas municipais, destes, 10 de Jundiaí, 1 Campinas, 1 Campo Limpo Paulista, 1 Louveira, 1 Itupeva e 1 de Embu das Artes. A capacitação abordou técnicas de manejo, comportamento e treinamento de cães, com disciplinas como detecção de entorpecentes, obediência, faro, comportamento animal e adestramento, ministradas por instrutores da Unidade de Canil e palestrantes renomados.

“É uma honra celebrar este momento com vocês. O Canil da GMJ, que completa 21 anos de atuação, é motivo de orgulho para a cidade e referência para outras guardas em todo o Estado. Nosso trabalho começou de forma modesta, mas ao longo dos anos conquistou reconhecimento graças ao empenho dos guardas e ao apoio da gestão municipal. Tenho certeza de que os formandos carregarão esse legado adiante, com excelência e dedicação”, destacou o gestor da UGSM, Guilherme Rigo, durante o evento.

O gestor de Segurança Municipal, Guilherme Rigo, destacou que o Canil da GMJ é referência para a região

O comandante da GMJ, Cássio Nicola, também ressaltou o papel do Canil como instrumento essencial para a segurança pública. “O grupamento de canil vai além de operações policiais: ele abre portas na comunidade, seja em ações educativas com crianças e hospitais, seja em ocorrências de alto risco. Que cada município aqui presente invista cada vez mais em suas estruturas, pois a sociedade só tem a ganhar com esse trabalho”, afirmou.

“Os formandos vivenciaram uma verdadeira imersão no universo da cinotecnia e agora estão prontos para aplicar esse conhecimento em suas cidades, fortalecendo ainda mais a rede de integração entre as guardas”, destacou o inspetor chefe do Canil da GMJ, Adilson Marestoni.

O curso também marcou a chegada de dois novos filhotes da raça Pastor Belga Malinois à GMJ, que passarão pelo processo de formação para integrar a equipe de 14 cães atualmente em atividade.

Destaques e entrega de certificados

A formatura contou com entrega de certificados, brevês e prêmios aos guardas que se destacaram durante o curso. Entre eles, a guarda municipal de Jundiaí, Jéssica Moreira Gomes, recebeu o segundo lugar na classificação geral, o 02. “Nunca tive contato profissional com cães e fiquei encantada com esse universo. Foi uma experiência desafiadora e transformadora. Quero continuar me especializando e contribuir com esse trabalho tão importante”, relatou.

A GM Jessica Moreira Gomes, destaque do curso, comemora a conquista e o aprendizado na formação voltada a condutores de cães policiais

Para o instrutor do curso, subinspetor Daniel da Silva, a formação superou expectativas. “É gratificante ver o empenho de todos os participantes. Mesmo sendo uma rotina intensa e desafiadora, eles se dedicaram e mostraram que estão preparados para atuar com cães policiais e contribuir com a segurança de suas comunidades”, avaliou.

A programação do evento incluiu ainda uma apresentação dos cães do Canil e uma simulação de operação com o emprego dos animais.

Cães do Canil da GMJ são protagonistas em operações e também no processo de formação dos novos condutores

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/07/21/formatura-marca-encerramento-de-curso-de-cinotecnia-da-gmj-com-integracao-regional/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original